Silvestre sai da Agepar

Duas semanas após a eclosão da Operação Integração, que acusou o governo Richa de manter relações promíscuas com empreiteiras que administram rodovias pedagiadas no Paraná, a Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná), que fiscaliza o sistema, perdeu seu presidente, Cezar Silvestri, que estava no posto desde março de 2015.

Ex-deputado e ex-chefe da Casa Civil, Silvestri não indicou razões para o seu pedido de exoneração do cargo. Pode ter antecipado de 7 de abril para agora sua desincompatibilização visando a concorrer a algum cargo eletivo, como pode também ter sido por insatisfação quanto ao papel que exerceu na direção da Agência: desaparelhada de servidores e equipes técnicas, a Agepar pouco pôde fazer desde que foi criada no início do governo Richa para corrigir distorções no sistema de concessões do Paraná.

E a terceira e mais provável razão: o mandato é de três anos e termina neste mês de março. Como deve haver troca de comando no Palácio Iguaçu, aproveita a oportunidade para evitar convite para ser reconduzido.

Cezar Silvestri é pai do prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestre Filho, pré-candidato ao governo estadual pelo PPS. Como o filho não integra as opções preferenciais de Beto Richa na escolha de seu sucessor (balança entre Cida Borghetti e Ratinho Jr.), é possível que o agora ex-presidente da Agepar tenha saído para evitar constrangimentos ao filho e a si próprio.

2 COMENTÁRIOS

  1. Quem é quem
    Cezar Augusto Carollo Silvestri, Diretor Presidente – Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Paraná em 1977. De 1978 a 1982 atuou como engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER), ocupando também o cargo de chefe do Escritório Regional do órgão, em Guarapuava, sua cidade natal. Ingressou na vida pública em 1988, quando foi eleito vice-prefeito de Guarapuava. Dois anos após, foi eleito Deputado Estadual. Em 1994 foi reeleito e, em 1998, chegou ao terceiro mandato. Na Assembleia Legislativa do Paraná, entre outros cargos, foi presidente das Comissões de Orçamento; Obras Públicas, Transporte e Comunicações. Após três mandatos como deputado estadual, Silvestri foi eleito Deputado Federal em 2002 e reeleito em 2006. Na Câmara, presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor e foi membro das comissões de Agricultura e Pecuária e da Comissão de Meio Ambiente. Foi eleito para o terceiro mandado como deputado federal em 2010. Em 2011, assumiu a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu). Em 2013 foi escolhido para ser Secretário de Estado de Governo e, posteriormente, Secretário Chefe da Casa Civil do Paraná. Nomeado pelo DECRETO Nº 681 – 11/03/2015, com mandato de 3 (três) anos.

    Encerrado em 10 de março de 20018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui