A Câmara Municipal começa a votar nesta segunda-feira o projeto de Rafael Greca que desvincula a taxa de lixo da cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A proposta faz parte do Plano de Ajuste Fiscal – também conhecido como “pacotaço do Greca”. O objetivo é aumentar a arrecadação da taxa de coleta de lixo, a fim de reduzir o subsídio.
Atualmente, quem é isento de pagar IPTU – as 1.200 igrejas de Curitiba e os milhares de pobres, por exemplo – não paga a taxa de lixo. Com a medida, que pretende transferir a cobrança para as faturas de luz ou de energia (Sanepar e Copel), ninguém mais escaparia.
A vereadora Noemia Rocha, relatora da matéria, apresentou emenda para que as pessoas que hoje são isentas de pagamento do IPTU também fiquem isentas da taxa de coleta de lixo. A maioria governista, que apoia tudo o que o prefeito quer, não vai aprovar a emenda.
separar o lixo da conta do iptu pode ter outra conotação, propor novos reajustes nos impostos e o cidadão não irá sentir o efeito.