A Justiça Criminal de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, condenou o ex-prefeito Rui Alves de Souza pelos crimes de concussão, organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. O ex-gestor era vice e assumiu o cargo em 2016, após a renúncia do titular, Olizandro Ferreira, por motivo de saúde. Também foram condenados quatro ex-secretários (de Finanças, Governo, Meio Ambiente e Obras Públicas e Transportes), o então procurador-geral do Município e o responsável por articular os crimes.
As condenações foram decorrentes da operação “Fim de feira”, deflagrada em dezembro de 2016 pelas Promotorias de Justiça de Araucária e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná.
O ex-prefeito, o ex-secretário de Meio Ambiente e o articulador dos delitos estão presos preventivamente. O ex-secretário de Finanças, Fabio Antonio da Rocha, fez acordo de delação premiada com o Ministério Público, atuando como colaborador das investigações.