Começaram as transferências de presos chefes de facções no Ceará para presídios federais. A medida foi autorizada pelo ministro da Justiça, Sergio Moro. O vídeo mostra que a tarefa não foi fácil: policiais militares tiveram de conter os presos revoltados com gás de pimenta, choques elétricos e cassetetes.
Um total de 20 presos apontados como líderes de facções criminosas no Ceará começaram a ser transferidos para presídios federais. As transferências ocorrerão até a sexta-feira (11), de acordo com o governo cearense.
Segundo o chefe da Casa Civil do governo, Élcio Batista, a meta inicial é transferir mais 20. “Se forem identificadas pessoas dentro do sistema que tenham relação com o que está acontecendo, ou se forem identificadas pessoas que estão trazendo insegurança para o sistema, essas pessoas serão transferidas também”, explicou.
A identidade dos detentos não foi divulgada, mas são lideranças das facções que atuam no estado, vinculadas a grupos como o Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE). Também não foi informado para quais dos cinco presídios federais os presos estão sendo remanejados. O governo analisa a transferência de mais presos ao longo dos próximos dias.
Em varredura nos presídios do estado nos últimos dias, foram apreendidos, segundo o governo, cerca de 400 celulares e alguns aparelhos de televisão, em número não informado. Não houve registro de incidentes nas unidades e, em duas delas, as visitas foram suspensas ao longo do fim de semana, por razões de segurança.
O vídeo postado não traz imagens do Ceara.
Ele foi feito em 2017, no Estado de Santa Catarina!
vide https://globoplay.globo.com/v/6065359/
Fake news esse vídeo. É de Blumenau SC.
Google antes de Publicar caros amigos do Contraponto.
Bandidada vai comer o pão que o diabo amaddou agora. Com o Sérgio moro r Bolsonaro tava mais que na hora.
Parabéns pela sábia atitude em não divulgarem os nomes dos presídios onde iram “esses santinhos”, só assim acaba um pouco a baderna