Você se engana: Brasília não é uma cidade feliz

Desde 2010, Brasília, a cidade de mais alta renda média per capita do país, povoada de políticos bem-sucedidos e de funcionários com altos salários e privilégios infindáveis – registrou nada menos de 16 mil suicídios ou tentativas de acabar com a própria vida, chegando a um índice bem superior à média nacional.

O suicídio está muito relacionado à ansiedade. E talvez isto explique a alarmante situação brasiliense. Segundo dados dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil se tornou nos últimos anos uma das nações onde mais se diagnostica casos de depressão e ansiedade: 5,8%, ou 12 milhões de pessoas, são deprimidas. Somos líderes mundiais quando o assunto é a ansiedade —  9,3% da população sofre com o problema. Ao todo, são 18,6 milhões.

O Brasil é o oitavo país em número absoluto de suicídios. Aqui ocorrem 32 casos por dia, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre 2011 e o ano passado, foram 48.304 tentativas e 55.649 óbitos.

Segundo a presidente da Associação Brasiliense de Psiquiatria, Maria Dilma Alves Teodoro, o suicídio já deve ser considerado um “grave problema de saúde pública”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui