O ex-governador Beto Richa (PSDB) é cidadão honorário de Curitiba desde 2010. Mas poderá deixar de sê-lo se a Câmara Municipal aprovar um projeto de lei a ser proposto pelo vereador Professor Matsuda (PDT), que anunciou a intenção em discurso no plenário da Casa. O projeto, segundo Matsuda, será amplo: vai revogar automaticamente homenagens dadas a pessoas condenadas pela Justiça.
O vereador lembrou, em seu discurso, o dia 29 de abril de 2015, quando um protesto dos professores estaduais em frente da Assembleia Legislativa, no Centro Cívico, foi reprimido com violência pelo então governo estadual, deixando mais de 200 feridos.
Quando (e se) aprovado o projeto, Curitiba não terá sido o único município do Paraná a tomar a iniciativa de cassar títulos de cidadania ao ex-governador. Prudentópolis, Guarapuava, Francisco Beltrão já aprovaram ou debateram proposta neste sentido.
Quem da população pediu para estes vereadores e deputados fazerem homenagem a alguém? Homenagens só gastam tempo e dinheiro do contribuinte. Ninguém precisa de homenagem de político. As pessoas precisam de emprego, renda e menos impostos. Parlamento precisa é trabalhar e parar com estas festas em horário de expediente. Agora esta hipocrisia de retirar homenagens de políticos devido sua queda de popularidade. Quando era governador td mundo queria selfie “do ladinho”.