(por Ruth Bolognese) – Já corre pela região Noroeste a certeza de que Umuarama, com mais de 100 mil habitantes, terceira maior geradora de empregos do Paraná, polo de vários setores, é uma nova Maringá.
Já é conhecida como a Capital do Arenito Caiuá e se prepara para ser, também, a capital das Flores e das Frutas. É destaque em genética animal de ponta, maior bacia leiteira do Paraná, mais de 100 cursos universitários e por aí vai.
E tem até uma imitação da torre Eiffel: fascinado por Paris, o empresário local Edson Ferrarin construiu a torre Eiffel Anã, como é conhecida, com altura equivalente a 10% da original francesa. E desde 2007 ela é ponto turístico da cidade.
Só precisa mudar de nome. Torre Eiffel Anâ, com todo o respeito às pessoas de baixa estatura, não dá. É uma contradição absoluta entre um conceito concreto, “torre” e abstrato,“anã”.
Ou fora de esquadro, mesmo.
Dona Ruth, Umuarama terceira maior geradora de empregos do Paraná e maior bacia leiteira do Estado? Como umuaramense eu bem que gostaria, mas tanto num caso quanto noutro estamos bem longe disso.