Um debate sonolento e inútil

Foi um debate morno, ralo de ideias e propostas, convidativo para quem prefere ou precisa dormir cedo. Foi inútil para quem esperava distinguir entre os candidatos um – um só – que se sobressaísse com propostas consistentes, que apresentasse um nova visão de país, que despertasse um mínimo de esperança. Salvo por alguns poucos e irrelevantes momentos, nem mesmo os ataques que poderiam contra os adversários tiraram o confronto do limite da sonolência.

Um debate sonolento e inútilAssim foi o primeiro debate promovido pela TV Bandeirantes entre os candidatos à Presidência da República, levado ao ar a partir das 10 da noite desta quinta-feira (9) e concluído quase três horas depois.

Dele participaram os candidatos Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSol), Geraldo Alckmin (PSDV), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT).

Nenhum deles se destacou, salvo pela bizarrice do Cabo Daciolo, misto de pregador evangélico e político radical de direita atrasada, incapaz de propor uma só ideia razoável e realizável; e Guilherme Boulos, que entre algumas frases de efeito, se esforçava por imitar jeitos e trejeitos característicos de Lula, inclusive quanto à língua presa sempre que possível. Dos demais, a repetição de mais do mesmo, com tons abaixo do esperado, como o Ciro “paz e amor” que se apresentou.

Nada, absolutamente nada, que pudesse levar o eleitor indeciso a fazer uma opção, a perceber quem seria a menos pior que eventualmente venha a merecer seu voto.

Tudo isto a dois meses da eleição, a primeira que leva os brasileiros às urnas após os tempos dramáticos em que assistimos um impeachment, a prisão de um ex-presidente, uma Lava Jato que mostrou as entranhas sujas do poder. Esperava-se que, após estes traumas, o país pudesse ter diante de si opções capazes de “virar o jogo”, de oferecer novos caminhos convincentes.

Nada disso se viu. Perdeu seu tempo quem se submeteu a aguentar três horas de um debate absolutamente inútil. Pelo menos num ponto foi útil: muitos agora já sabem em quem não votar.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui