A maioria dos ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta terça-feira (9) pela rejeição de recurso impetrado por prouradores da força-tarefa da Lava Jato do Paraná contra o acesso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às mensagens apreendidas na Operação Spoofing.
De acordo com o G!, o voto do relator, ministro Ricardo Lewandowski, contrário ao recurso, foi seguido pelos ministros Nunes Marques,Cármen Lúcia. e Gilmar Mendes. O ministro Edson Fachin divergiu. Até a última atualização, faltava o voto do ministro Gilmar Mendes.
A citada operação prendeu, em 20 de julho de 20219, hackers suspeitos de invadir celulares de autoridades, entre as quais o ex-juiz Sergio Moro (e então ministro da Justiça e Segurança Pública) e integrantes da força-tarefa da Lava Jato.
Em dezembro do ano passado, Lewandowski concedeu uma decisão individual que permitiu à defesa de Lula ter acesso às mensagens trocadas por celular entre procuradores e o ex-juiz federal.Os advogados querem usar o material para tentar anular os processos aos quais responde o ex-presidente na Justiça, como as condenações do caso do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia, sob argumento de que houve perseguição da Lava Jato.