STF julga hoje habeas corpus para Lula

A Segunda Turma do STF deve julgar na tarde desta terça (4) o habeas corpus pedido pela defesa do Lula, sob o argumento de que o ex-juiz Sergio Moro, que o condenou, agiu com parcialidade e motivação política.

Votarão o habeas corpus os ministros Luiz Edson Fachin, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Melo. Analistas dizem ser reduzidas as chances de se formar maioria favorável à anular as sentença de Moro e tirar Lula da prisão, que cumpre desde abril na sede da Polícia Federal em Curitiba.

Segundo a defesa do ex-presidente, é que Moro, ao aceitar um um cargo no primeiro escalão do governo de Jair Bolsonaro, adversário político de Lula, mostrou ter opção política.

Lula quer sua liberdade e a anulação do processo que o condenou. “No curso das investigações da assim denominada Operação Lava Jato, o [ex-]juiz federal Sergio Fernando Moro revelou clara parcialidade e motivação política nos atos de persecução que envolveram o ex-presidente Lula”, sustentam os advogados.

“Houve manifestas ilegalidades e arbitrariedades contra o paciente [Lula] com o objetivo de afetar sua imagem e sua reputação naquele período, como a sua condução coercitiva (já declarada inconstitucional por esta Suprema Corte), buscas e apreensões, interceptações telefônicas e divulgação de parte do conteúdo das conversas interceptadas, dentre outras coisas”, sintetiza a defesa.

Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba há quase oito meses, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). Sua pena foi fixada em 12 anos e 1 mês de prisão pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), a segunda instância da Justiça Federal.

2 COMENTÁRIOS

  1. aproveitando o texto do colega

    E vai acabar (daqui a alguns anos) que Lula não é um larápio criminoso.

    Temos aqui no Brasil um exemplo do ministério público destruindo a reputação de um homem somente para tomar o poder.

    Depois de tantas décadas de luta por que ia se sujar, a troco do que?

    É bom admitirmos que a conspiração é executada na iniciativa que for, sempre que considerada útil.

    Depois os promotores inclinarão suas cabeças miúdas, pedirão desculpas para os brasileiros que não gostam do fascismo? Não será tão fácil assim. Querem mais é continuar enlameando os opositores.

  2. E acabou que Carlos Gohsn não é um larapio criminoso. O enriquecimento ilícito devido a subita aquisicao de imóveis, como o apto no rio, era de sua mae.

    Vemos um bom exemplo do ministério público japonês destruindo a reputação de um homem para o conselho administrativo da Mitsubishi destituir esse homem da presidência, impedindo-o assim de levar adiante a fusão indissolúvel com a Renault, indesejável pelo orgulhoso japonês

    Era bem suspeito mesmo… Ele tinha e tem tanto dinheiro, pq depois de décadas ia fazer o contrário de toda atitude de uma carreira? Se sujar a troco de que?

    É bom admitirmos que a conspiração é executada na iniciativa que for, sempre que considerada útil.

    Depois os promotores inclinarao suas cabeças miúdas, pedirão desculpa para o brasileiro e finish. Game over.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

%d blogueiros gostam disto: