Seleção fora da Copa, hora de pensar na eleição

Seleção fora da Copa, hora de pensar na eleiçãoUm dia antes de a Seleção enfrentar a Bélgica e ser eliminada por 2 a 1, o instituto Paraná Pesquisas entrou em campo para perguntar a 2.285 eleitores de 26 estados o que eles consideravam mais importante: o Brasil ser campeão do mundo ou seu candidato ganhar a eleição?

No país do futebol e da aversão à política, o resultado beirou um pouco o inimaginável: 77% dos entrevistados responderam ser mais importante a vitória do candidato de sua preferência; apenas 16% consideraram que seria o Brasil voltar da Rússia com o caneco na mão.

O surpresa do resultado fica maior quando se sabe que em quase todas as demais pesquisas de opinião, quando as respostas são espontâneas, chega a ser de 80% o índice de eleitores que ainda não escolheram o candidato em que vão votar daqui a três meses – em qualquer nível, isto é, para presidente ou para governador.

Índice tão baixo de consolidação de voto revela (1) que os candidatos que aí estão não estão empolgando os eleitores e (2) que a política se tornou um assunto desinteressante para a grande maioria.

Apesar disso, os brasileiros têm consciência que votar bem é melhor do que torcer pelo Brasil na Copa. E isto pode ser um bom sinal.

Então, que venham as eleições.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui