O coordenador da bancada paranaense em Brasília, deputado federal Toninho Wandscheer (PP-PR) participou nessa terça-feira (20) de uma reunião promovida pelo Movimento Pró Paraná e o Instituto de Engenharia Paraná (IEP) sobre a Reforma Tributária e suas repercussões para o Paraná.
O encontro contou com a presença de renomados líderes, incluindo os presidentes Marcos Domakoski e José Carlos Dias, os ex-governadores Orlando Pessuti e Mário Pereira, o secretário de Planejamento do Estado, Guto Silva, além de representantes do setor produtivo, como Fecomércio, Fiep, Faep, Ocepar, OAB e Fetranspar.
O deputado destacou que foi uma “oportunidade de amadurecer diversos assuntos, como a importância de dar uma atenção maior à energia na Reforma Tributária, principalmente no que diz respeito ao ICMS da energia na origem. Todos concordamos que é necessário evitar exceções nesse projeto macro, pois não podemos permitir brechas que comprometam seus objetivos”.
Durante o evento, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), reconhecido especialista em tributação, também contribuiu significativamente com o debate.
Fundo Sul
Wandscheer também explanou sobre a criação dos Fundos Constitucionais de Financiamento das Regiões Sul e Sudeste – o Fundo Sul. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) já foi protocolada na Câmara dos Deputados. “Agora, estamos trabalhando em conjunto com o presidente da Câmara, Arthur Lira, para nomear o relator e, posteriormente, aprovar a proposta de forma consistente. Quase 260 deputados já se comprometeram com essa causa. Unindo forças, podemos defender os interesses do Sul e do nosso Brasil”, comentou o coordenador.
O deputado fez questão de parabenizar o Movimento Pró-Paraná por mais essa discussão relevante para o estado. “Juntos, já debatemos temas como o Contorno Sul, o Mar Territorial Brasileiro, o Pedágio e agora a Reforma Tributária. Nosso objetivo é buscar sempre o melhor para o Paraná. Parabéns a todos os envolvidos. Juntos somos mais fortes!”, concluiu Toninho.