Projeto torna obrigatório giroflex em veículos de fiscalização agropecuária

Um projeto de lei, de autoria da deputada federal Aline Sleutjes (PSL-PR),  institui a obrigatoriedade de giroflex – equipamento de iluminação intermitente ou rotativa sobre veículos de segurança e emergência – nos veículos de fiscalização agropecuária. O objetivo é que esses veículos sejam visíveis a distâncias maiores, contribuindo para a segurança viária, especialmente em áreas rurais sem iluminação pública.

O texto também inclui os veículos de fiscalização agropecuária entre os que gozam de livre circulação, estacionamento e parada quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, a exemplo das viaturas policiais e das ambulâncias.

O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo o CTB, dispositivos de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente são restritos a veículos de socorro de incêndio e salvamento, de polícia e de fiscalização e operação de trânsito. A iluminação intermitente só pode ser ligada durante serviço de urgência. Os automóveis precisam, ainda, ter sua função identificada na carroceria.

Aline Sleutjes argumenta que a falta de sinalização dos veículos de fiscalização agropecuária aumenta a possibilidade de acidentes, principalmente quando essas máquinas trafegam em vias públicas. “Em geral, as estradas rurais do País não possuem iluminação adequada para o fluxo descoordenado dos veículos. Por isso, nos últimos anos, o número de acidentes nas estradas vicinais aumentou por causa da ausência de sinalização nos veículos rurais”, afirma. (Da Agência Câmara de Notícias).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui