Procurador Diogo Castor se afasta da Lava Jato

Procurador Diogo Castor se afasta da Lava JatoO procurador da República Diogo Castor de Mattos solicitou seu desligamento dos trabalhos da força-tarefa Lava Jato em Curitiba. Em nota divulgada na noite de sexta-feira (5), a força-tarefa “agradece a Diogo Castor pelos cinco anos em que se dedicou, com excepcional esforço, às investigações da Lava Jato.”

Nos últimos dois meses, a força-tarefa Lava Jato em Curitiba já recebeu os reforços da procuradora da República Juliana de Azevedo Santa Rosa Câmara, titular de ofício especializado no Combate à Corrupção na Procuradoria da República no Município em Volta Redonda (RJ), e do procurador da República Alexandre Jabur, integrante do Núcleo de Combate à Corrupção na Procuradoria da República no Amazonas (AM).

Em março passado, Diogo Castor tornou-se pivô de uma crise de relacionamento entre a Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF). Em artigo publicado no site O Antagonista, ele afirmou que a Segunda Turma do STF, da qual faz parte o ministro Gilmar Mendes, ensaiava “um golpe” contra as investigações. A discussão nasceu em razão do julgamento que definiu a Justiça Eleitoral como foro para conduzir processos da Lava Jato sobre crimes ligados à prática de caixa dois.

Gilmar se enfureceu com o artigo e generalizou adjetivos para todos os procuradores que atuam na Lava Jato. Chamou-os de reles, imbecis, cretinos… Ao mesmo tempo, engrossando as críticas de Gilmar, o presidente do STF, Dias Toffoli, determinava a abertura de inquérito para apurar a autoria de ataques à Corte e aplicar as sanções cabíveis.

Na Lava Jato desde a criação da força-tarefa, o procurador Diogo Castor atuou em investigações de grande repercussão, como as Operações Piloto e Integração I e II, focadas nas relações entre agentes públicos do Paraná e concessionárias de pedágio. Em duas operações, o MPF pediu e o juiz da 23.ª Vara Criminal Federal, Paulo Sergio Ribeiro, decretou duas prisões do ex-governador Beto Richa – uma em setembro de 2018 e outra em janeiro passado.

16 COMENTÁRIOS

  1. O quevemos e’ um monte de gente defendendo corruptos livres. Ningurpem fica indignado com Aecios livres, Renans com processos prescrevendo, traficantes condenados sendo liberados, corruptos confessos, mentirosos confessos. O que essa gente falsa moralista defende? Estao pensando que algum doa levarao seu pixuleco tb? Luis inacio e ze dirceu comandaram um saque absurdo contra o Brasil e para eles tudo bem. Umas porcarias de conversa do Moro e do Deltan e eles acham que foi esse o motivo da condenacao do corrupto mor. Gente hipocrita.

  2. Esse povo e’ todo a favor da corrupcao, mau uso do dinheiro publico. Devem amar os ministrengavetam processos, deixam prescrever Aecios da vida e Renans. Absolvem corruptos, soltam traficantes condenados. Tristes idiotas, pensam que vai sobrar algum puchuleco para ele

  3. Uma coisa é criticar ideologias diversas e políticos a quem se opõem, mas existem somente três explicações para quem defende o Lula e o PT: é burro, desinformado ou também é bandido, que se solidariza com vagabundo e está com saudades de alguma moleza que tinha quando o lixo do PT estava no poder.

  4. Essa fase negra da história, onde o Império Romano se instalou no Brasil através das mãos do judiciário – que é inimputável – há de passar.

    Nada pessoal contra fulano ou cicrano. A instalação do Império Romano no Brasil é tudo fruto da atabalhoada constituição federal que transformou os membros do judicários / MP em inimputáveis.

    Para ajudar os políticos passaram de todos os limites, institucionalizando a corrupção, e acabaram por deixar a opinião pública prontinha para ser usada em prol da Instalação e Manutenção do Império.

    Mas… Tudo na vida passa.

    Se Deus quiser voltaremos um dia a gerar empregos e oportunidades. Os empresários [se sobrar algum] voltarão a investir sem medo de perseguição. Porque enquanto remanescer esse clima de Estado de Sítio, aposto todas as minhas fichas que o Brasil vai continuar a andar para trás.

    Será que o Ilmo. vai para o Escritório de Advocacia Criminal de sua família? Ou remanescerá no MPF?

  5. Para a glória e alegria dos PEDAGEIROS, pela salvação dos acionistas “que não sabiam de nada”, ainda que sejam políticos e/ou tenham coordenado campanhas, fomentado campanhas…… Para a paz e sossego dos PEDAGEIROS o senhor Diogo Castor saiu da parada.

    Que coisa lamentável.

  6. O Brasil contra o Brasil. Raramente ficamos sabendo dos reais motivos, ou pressões, mas, aduzimos que seja o desejo de enfraquecer a lava jato perdendo o raio de alcance.
    Mas do que nunca o Brasil necessita de forças tarefas permanentes, em função da capacidade de regeneração e mutação do vírus da corrupção. Os recursos recuperados deveriam ser fundos para equipar, e dar independência financeira e a sociedade ter o maior centro de inteligência do mundo contra o crime organizado.
    Fragmentar as forças tarefas, operações, com saídas inexplicáveis de peças importantes, é retroagir e, revigorar o “quarto poder” (organizações criminosas).

  7. OS PEDAGEIROS AGRADECEM!!!!!
    UM CARA FIRME A MENOS PARA INVESTIGAR O QUE SE PASSOU!!!!
    PEDAGEIROS MILIONÁRIOS E BILIONÁRIOS ESTÃO COMEMORANDO HOJE.

  8. Ajudou a enterrar o Brasil. Perdemos milhões de postos de trabalho. Prenderam o Presidente Lula sem provas, com base no diz que me disse.

    Lamentavelmente levaremos 10 ou 15 anos para repor todos os empregos e resgatar a economia.

    De toda sorte ainda creio que ¡No passarán!

  9. Uma coisa é fazer parte da Lava Jato ajudando a “administrar” os 2,5 bilhões que iriam para a tal “fundação”, pois só de juros estima-se que a bufunfa renderia uns 100 milhões anuais. Dava pra cobrar bem mais por palestra e etc. Mas agora que a grana evaporou, não faz mais sentido ficar posando de paladino da justiça só pelo mísero salário que recebe. Tá certo o rapaz. Que tenha boa $orte em sua próxima empreitada. O do PowerPoint só não larga os betes agora porque tem esperança de ser o próximo PGR, ou quem sabe pinta uma vaga no STJ ou STF? Mas se vir que deu errado lá na frente, sai também, batata.

  10. Já vai tarde. Não sentiremos falta e a Historia no futuro vai colocá-lo ao lado dos Joaquim Silvérios da vida.

    Os “serviços prestados”, significam a destruição do Brasil e a chegada ao Poder do que de pior podia se apresentar.

    Pergunta: em quem ele votou? Na Dilma ou no Aécio? No Haddad ou no terrorista?

  11. Esta vendo que cedo ou tarde o povo vai acordar sob essa farçalavajato e não quer deixar muito suas pegadas ao ajudar Dallagnol e Moro destruir a democracia e tirar a oportunidade do povo de votar em Lula e com isso deixaram que o Brasil caísse nas mãos de um maluco e como lá na frente todos que participaram do desmonte da democracia vão ter que responder por isso esse sabiamente pula mais cedo do barco que esta afundando.,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui