(por Ruth Bolognese) – Por orientação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o grupo Positivo distribuiu nota à imprensa onde esclarece a situação societária do fundador, Oriovisto Guimarães. Ele anunciou, nesta semana, que é pré-candidato ao Senado pelo Podemos, partido do senador Alvaro Dias.
Informa a nota que Oriovisto Guimarães foi um dos 8 fundadores do grupo Positivo, onde exerceu a presidência por 40 anos. Em 2010 transferiu os 20% do capital que detinha para seus filhos e em 2012 deixou totalmente a gestão da empresa para assumir outros empreendimentos e desafios profissionais.
O Positivo não faz nenhuma referência direta à pré-candidatura do fundador, mas informa que não terá qualquer envolvimento, não apoiará nenhum candidato, nem fará doações a quaisquer campanhas. Segue a íntegra da nota:
Nota à Imprensa
Esclarecemos que Oriovisto Guimarães foi um dos oito fundadores do Grupo Positivo, havendo exercido a Presidência do mesmo, do qual detinha 20% do capital, por 40 anos. Em 2010, transferiu a sua participação para seus filhos, e em 2012 deixou totalmente a gestão da empresa para assumir outros empreendimentos e desafios profissionais.
Esclarecemos ainda que, seguindo a legislação vigente, o Grupo Positivo não terá qualquer envolvimento, não fará qualquer apoio ou doação política a qualquer candidato.
Grupo Positivo
Governança e Estrutura Acionária
Estrutura Acionária
O Grupo Positivo atualmente é composto por duas divisões completamente independentes entre si, e com controle acionário distinto, ainda que 85% coincidente. São elas:
– Divisão de capital aberto: constituída pela Positivo Tecnologia S/A e suas subsidiárias, tem cerca de 30% de seu capital disperso na bolsa de valores. O controle está dividido entre 5 famílias (11 indivíduos). O seu Conselho de Administração é composto por membros apontados pelas famílias e membros independentes, seguindo as regras do Novo Mercado da CVM. A Positivo Tecnologia foi fundada em 1988.
– Divisão de capital fechado: é constituída pelo Colégio Positivo, Curso Positivo, Universidade Positivo, Editora Positivo e Posigraf. O controle está dividido entre 6 famílias (14 indivíduos). O capital está dividido em 6 holdings independentes, que apontam, cada uma, um representante para o Conselho de Sócios específico desta divisão. A primeira empresa do Grupo Positivo foi o Curso Positivo, fundado em 1972.
Sobre o Grupo Positivo
O Positivo foi fundado em 1972, a partir da ideia um grupo de professores visionários que criaram um curso pré-vestibular inovador. Hoje, a marca Positivo consolidou sua liderança em todas as áreas em que atua (Ensino, Soluções Educacionais, Cultura, Tecnologia e Gráfica), graças à qualidade de seus serviços e produtos. O Grupo Positivo conta ainda com o Instituto Positivo, com foco em centralizar e potencializar as ações de responsabilidade social e investimento social privado das suas empresas e unidades educacionais.
http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-309-de-24-de-junho-de-2019-173014909
o cara e um grande empresario e nao precisa roubar ele so ta entrando nesta bagunca para arrumar esta casa quem e o brasil maravilhoso que nos amamos muito
Gostaria de saber: Qual é a formação, não existe informação qual foi a universidade que foi formado professor e nem qual especialização. Quanto ao Curso Positivo não tenho duvida foi muito bom para os estudantes do Paraná e outros estados. Conheço o início que foi em salas em cima de um Super Mercado o Real na Vicente Machado na época eu estudava no Dom Bosco (que era o melhor da época). Nada contra somente curiosidade, já tem meu voto,
boa sorte nesta nova e difícil empreitada.
Louvável que uma pessoa da qualidade profissional e intensidade moral como o Prof Oriovisto se candidate a Senador da República, pelo Estado do Paraná .
A história de vida de Oriovisto Guimarães fala por ele.
Alguém sabe se o candidato a senador Oriovisto. Apoia ou não. O cidadão ter arma em casa para se defender
Se ele acabar com a Mer… do MEC já faria um favor a educação do Brasil.
Cara é empresario, superpreparado, de quebra é da area de educação, bem sucedido …..temos que elogiar e agradecer os empresarios que estao ocupando cargos publicos, doando seu tempo a população….porque estes que estao aqui criticando nao tem coragem de enfrentar a bronca!!! Que venham mais oriovistos e sumam os requionicos e lulas da vida!!!!!
É louvável que um empreendedor de sucesso entre na política. MAS, PORÉM, NO ENTANTO, começar na política com o velho Podemos??? E ainda junto com o velho Senador Álvaro Dias, irmão do velho Osmar Dias que está com um pé no PDT, um velho partido da esquerda, aliado do velho Lula?? Oportunismo ou falta de visão?
Esse grupo tem mais branding do que outra coisa. As escolas não são tão boas assim, mas os ricassos gostam do status e acreditam na reputação de um passado distante que não volta mais, mas é só conversar com meia dúzia de pais de alunos que você percebe a realidade.
Já há uma infinidade de cursinhos melhor preparados, com equipe de ponta e preços convidativos.
Os eletrônicos são um de qualidade duvidosa.
Pelo SUCESSO na área Educacional, entendo que é nessa área que ORIOVISTO pode levar sua experiência ao Poder Público. Espero que esse seja o Objetivo de sua candidatura. Senão, faria melhor no desenvolvimento de suas empresas. Fui Escoteiro com ele em Apucarana, seu Aluno no Curso Dom Bosco ( Oferecia uma aula de Álgebra como se fosse de Música. Suave e inteligível ). Experiência e Competência ele tem de montão. Cabe ver a Esfera em que ele possa atuar de forma eficaz. De qualquer forma, SUSSE na Investidura.