A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (17) a Operação Biltre, com o objetivo de apurar crimes de corrupção praticados no âmbito da Secional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em São Paulo.
A investigação teve início em setembro último, após denúncia de um advogado. Ele informou ter sido vítima de um empresário e dois colegas, sendo um deles membro do Conselho Secional da OAB-SP.
Com o avanço das investigações, foi possível verificar a veracidade dos fatos alegados. Os policiais constataram que o grupo pediu propina no valor de R$ 250 mil com o objetivo de atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP para encerrar processos disciplinares em tramitação naquele órgão, bem como retirá-los de pauta.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e em Guarulhos (SP). Os investigados poderão responder por corrupção passiva, associação criminosa ou organização criminosa, a depender da evolução das investigações. O nome da operação se refere a quem age de forma vil, canalha, infame e desprezível. (Metrópoles).