Paranaense trabalhou 5 meses só para pagar imposto

Os paranaenses pagaram mais de R$ 129 bilhões em impostos durante o ano de 2018. A cifra foi calculada pelo Impostômetro da Associação Comercial do Paraná. O valor é equivalente a cinco meses de trabalho só para pagar imposto.

O estado ocupa o sexto lugar no ranking de arrecadação, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Rio Grande do Sul; e só esse grupo representa 76% de todo o imposto pago no Brasil, com 6% desse bolo saindo do bolso dos contribuintes aqui do estado. Dentre os municípios, Curitiba é líder em arrecadação:  só a cidade entregou três bilhões de reais ao poder público no ano passado.

O total de arrecadação de impostos do Brasil fechou 2018 somando mais de R$ 2 trilhões 388 bilhões de reais em tributos, quase 9% mais do que no ano anterior. Na média, o brasileiro trabalhou 153 dias – cinco meses do ano – para pagar imposto. (Reportagem de Cristina Cristina Seciuk, da CBN)

2019-01-10T11:10:52-03:00 10 janeiro - 2019 - 10:20|Brasil, Paraná, Política|1 Comentário


Um Comentário

  1. Zangado 10 de janeiro de 2019 em 10:41 - Responder

    Ninguém se indigna com essa escandalosa rapinagem do Estado? Só imposto, se considerarmos a tributação (milhentas taxas e tarifas) o povo é escravo da gleba pública! E da politicalha que se assenhora do dinheiro público. Percebem?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Contraponto. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Contraponto se reserva os direitos de não publicar e de eliminar comentários que não respeitem estes critérios.

Deixe uma resposta