Os jovens advogados e as “facadas” em Lula e Beto

Jovens advogados de Curitiba, todos na casa dos 20 e 30 anos de idade, estão sendo responsáveis por alguns dos mais importantes terremotos que, comparados à Escala Richter, têm potencial para causar a destruição de carreiras políticas, sepultar grupos organizados para a corrupção e contribuir para que se torne mais difícil a continuidade de esquemas criminosos.

São eles os profissionais que reuniram elementos, formalizaram termos de colaboração e negociaram benefícios para os dois mais célebres delatores do momento – no Paraná, o ex-diretor-geral do DER Nelson Leal Jr. e, em nível nacional, Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda e chefe da Casa Civil dos governos Lula e Dilma.

Na maior parte do tempo trabalhando em casa, em sistema de home office, jovens e quase anônimos advogados foram os responsáveis por conduzir a colaboração de Palocci – um catatau de dezenas de anexos corroborado com 800 páginas de provas coletadas pela Polícia Federal.

A essa altura – a “facada” desferida em Lula e no PT por Palocci por meio da delação – pode não mudar radicalmente o resultado final da eleição, mas é inegável que o estrago é grande.

É do mesmo grupo de advogados a condução da delação de Nelson Leal Jr. – a “mãe” de todas as colaborações que atingiram o grupo do ex-governador Beto Richa. Foi ela que abriu as comportas por onde navegaram os investigadores do Gaeco e do Ministério Público Federal, autores das Operações Integração I, Integração II, Piloto e Rádio Patrulha.

Uma das operações (a Rádio Patrulha) resultou na prisão do ex-governador Beto Richa, da esposa Fernanda, do irmão Pepe… Por conta desta e de outras investigações foram também presos (temporária ou preventivamente) homens poderosos do grupo político, como o ex-chefe de Gabinete Deonilson Roldo, o ex-secretário Ezequias Moreira, o amigo-sócio Jorge Atherino, o primo-distante Luiz Abi Antoun e uma penca de outros servidores e grandes empresários.

Um dia a história vai lembrar que foram estes jovens advogados que, mesmo sem esta intenção, ajudaram a interromper a carreira política de Beto Richa, candidato a senador nestas eleições com chances agora quase nulas de se eleger.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui