Ônibus metropolitano exige aumento da passagem ou mais subsídio

As empresas do transporte coletivo que servem 29 municípios da região metropolitana de Curitiba entraram na Justiça para cobrar do governo do estado uma de duas providências: 1) autorize o aumento da tarifa técnica para R$ 5,92; ou 2) pague subsídios públicos que cubram a diferença entre o custo da operação e o valor arrecadado dos passageiros.

As empresas argumentam que o custo mensal para operar o sistema de transporte da região chega a R$ 38,6 milhões, mas a receita obtida na catraca, por onde passam 300 mil passageiros por dia útil, é de R$ 28,8 milhões mensais. A diferença, de cerca de R$ 9 milhões por mês, deveria ser arcada por subsídios governamentais, mas que têm sido liberados tão somente R$ 7,5 milhões, valor insuficiente para cobrir o prejuízo de R$ 1,6 milhões que as permissionárias vêm acumulando todos os meses desde 2017.

O apelo é para que a Justiça determine imediata regularização desta situação, com o pagamento por parte do governo das diferenças acumuladas e pela autorização para que a tarifa do usuário seja reajustada para nível que cubra totalmente o custo do serviço. Ou, se não do desejo do governo de aumentar a passagem para o usuário, que aumente o subsídio.

As empresas têm pressa: faltam menos de 20 dias para que novo governo assuma a administração do estado, o que aumenta a incógnita quanto à política a ser adotada pela futura gestão em relação ao transporte coletivo metropolitano.

Veja o teor completo da ação proposta pelas permissionárias:

 

1 COMENTÁRIO

  1. MP do Paraná e Gaeco poderiam copiar o modelo de investigação que pos na cadeia o Prefeito de Niterói que desviava o subsídio dos ônibus.
    As contas nunca fecham neste grupo de empresas.
    Cadeia neles MP

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