A colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, informa hoje que um deputado espanhol, filiado ao Podemos de lá, gravou um vídeo criticando o Podemos daqui, partido que lançou o senador paranaense Alvaro Dias à presidência da República. Diz o parlamentar espanhol que o Podemos brasileiro apoia Temer e que, no passado, com o nome de PTN, era o partido de Collor.
Sua Excelência cometeu alguns erros: 1) o Podemos tem votado contra o governo Temer; 2) o partido de Collor era o PRN e não o PTN.
O deputado espanhol Rafa Mayoral, do Podemos, gravou um vídeo para dizer que o partido brasileiro que tem o mesmo nome da agremiação não tem nada a ver com os princípios e as ideias do original, alinhadas à esquerda.
O Podemos brasileiro surgiu a partir do PTN (Partido Trabalhista Nacional), legenda que já teve Fernando Collor como um de seus integrantes, e lançou o senador Alvaro Dias para disputar a Presidência da República em 2018.
Dizendo-se surpreso com o fato de “alguns amigos de [Michel] Temer estão utilizando um nome parecido com o nosso sendo amigos de Temer”, Mayoral afirma: “A verdade é que nós queremos dizer muito claramente que eles não têm nada a ver com a gente aqueles que defendem Temer”.
Ele segue dizendo que “nenhum amigo de Temer é amigo do Podemos”.O dirigente espanhol afirma ainda que o partido dele está com “os setores populares na luta na luta pelo resgate da democracia”.
O vídeo está sendo divulgado no Brasil pelo Mídia Ninja, pela Frente Povo Sem Medo e por Guilherme Boulos, do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), que esteve neste mês na Espanha a convite do Podemos.