Ministro do STF descarta golpe militar, mas diz que teme ação de milícias

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes descartou nesta quinta-feira (25), em entrevista à CNN Brasil, que as Forças Armadas possam embarcar em uma tentativa de golpe militar. Mas se disse preocupado com uma eventual ação de milícias. Ele falava sobre o inquérito das fake news que tramita na Corte.

“Já disse: as Forças Armadas não emprestarão nem um jipe, nem um soldado, nem um cabo, mas as milícias do Rio podem emprestar um soldado e um cabo”, afirmou Gilmar, em alusão a uma declaração de Eduardo Bolsonaro, em junho de 2018. Como se sabe, o filho 03 de Jair Bolsonaro afirmou há dois anos: “Se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo, não”.

Gilmar Mendes disse, ainda, que  “no princípio, as pessoas pensavam que eram coisas leves, a sua opinião. Quando [Alexandre] Moraes fez o relatório, houve um grande impacto na imprensa porque eram militantes que ameaçavam estuprar filhas de ministros, matar ministros, fazer atentados, fazer referência a essa [fala] de fechar o STF com um soldado e um cabo, que já virou um pouco uma gozação. […] Não é razoável que, em Rio das Pedras [bairro do Rio de Janeiro] e acolá, venham notícias de um grupo que domina determinada região. É preciso que isso entre na agenda do Ministério da Justiça. Espero que o [ministro] André Mendonça cuide disso. Talvez seja um desafio para que a PF entre no tema.” (De O Antagonista).

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui