As investigações abrangem outras concessionárias, revelam procuradores e agentes da PF que dão coletiva à imprensa em razão de conexões. É possível que haja o mesmo esquema tanto aqui como em outros estados. Contudo, num primeiro momento apenas Triunfo/Econorte, está com investigação que em estágio avançado.
O MPF entende que as tarifas são extremamente altas e que boa parte da arrecadação é desviada para propósitos ilícitos.
Tecnicamente as tarifas não se justificam segundo a Receita Federal. Há uma camuflagem absurda em itens significativos. Uma planilha mostra que a tarifa média no Paraná é 0,13 a cada 100 quilômetros, enquanto que, em Goiás, a mesma empresa recebe R$ 0,04.
Só agora descobriram tudo isso?
Impressionante a sagacidade.
Tivessem perguntado lá no começo a qualquer cidadão minimamente informado, e teriam tido as mesmas respostas.
Enquanto isso os fretes encareceram e os usuários foram perdendo dinheiro ao longo de looongos 20 anos.
Perguntas que não querem calar: 1- por que conceder pedágios de manutenção por 25 anos? 2- o fato de a concessionária poder contratar serviços sem licitação não seria uma forma de burlar a lei, por se tratar de investimento em patrimônio público?