A Polícia Federal no Palácio: quem perde, quem ganha

(por Ruth Bolognese) – Pela ordem, os principais atingidos pela hecatombe que caiu no Palácio Iguaçu nessa manhã:

Quem perde

1) Governador Beto Richa: exatamente por ser o principal ocupante do Palácio Iguaçu, é Beto Richa quem pagará as maiores consequências da 48 Operação Lava Jato. De acordo com o alcance das investigações e como vão atingir a figura do governador, pode-se medir daqui a alguns o tamanho do escravo;

2) A família Barros, na figura da vice-governadora Cida Borghetti, que mergulhou fundo na administração Beto Richa. Ela passa a ser a candidata ao governo com a função de justificar e defendê-lo, posição absolutamente incômoda para quem pretende ganhar os votos dos paranaenses;

3) Ministro da Saúde, Ricardo Barros: com a mão na ignição para ligar a máquina pública a favor da candidatura da mulher, o ministro vê a chance dela assumir o governo cada vez mais distante. Vai ter que carregar um governador com acusações de corrupção em vários níveis e em fim de carreira;

4) O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, o presidente da Assembleiia Legislativa, Ademar Traiano, o primeiro secretário da AL, Plauto Miró, e todos os homens de confiança de Beto Richa. Por óbvio.

5) Deputado Ratinho Jr: por mais que insista em se distanciar do governo Beto Richa, Ratinho Jr. ocupou nos últimos 3 anos a principal secretaria do governo, a do Desenvolvimento Urbano e tem sua imagem ligada ao Governador;
6) Os Pedageiros – com a imagem péssima que tem no Estado, largamento difundida nos últimos 20 anos pelos preços exorbitantes das tarifas, as empresas ligadas ao Pedágio já não tem muito a perder. Mas perdem.
7) O irmão do governador, Pepe Richa: a ele está subordinado o DER, cujo diretor, Nelson Leal Filho, foi preso. E é da pasta dele, a Infra Estrutura, tudo o que diz respeito a estradas no Paraná.

Quem ganha:

1) O ex-senador Osmar Dias e toda a Oposição ao governo. O discurso da anti-corrupção se fortalece e dá pano pra manga para a campanha ao Governo que se aproxima. Osmar tem sido um dos críticos do pedágio.
2) O senador Roberto Requião: não foi ele que disse na semana passada que o governador Beto Richa deveria passar os próximos 25 anos na cadeia? Então…
3) O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, único dirigente das sete maiores entidades empresariais, que há anos faz cruzada contra o sistema de concessões; se credencia a ter participação política nas próximas eleições.
4) O povo do Paraná: quantos mais escândalos de corrupção forem divulgados, o povo do Paraná se esperta para a escolha que fará em outubro.

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas não estou entendendo pq existe a AGEPAR? Não é para regular as tarifas de pegagio, balsas, etc Tem mais caroço nesse angu..

    Nelson Leal não foi aquele q foi e voltou pro cargo?

    Mas não se preocupe a nota do Palácio sai dizemdo q o Governador foi quem deflagrou essa operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui