Gustavo Fruet retira a candidatura a prefeito de Curitiba

O deputado Gustavo Fruet desistiu de concorrer à prefeitura de Curitiba. Ele deve fazer o anúncio durante a convenção municipal do PDT que começa às 15h na sede da Fetranspar, apenas com a presença de delegados da legenda mas com transmissão pelos canais de rede social pedetista.

gustavo fruetConforme já antecipado por este Contraponto (leia aqui), a causa que deverá alegar aos convencionais para a renúncia é a falta de garantias de que contaria com recursos suficientes para custear a campanha que, embora curta e com limitações impostas pela pandemia, exige gastos vultuosos principalmente na produção de programas eleitorais para rádio e televisão.

Recursos do fundo eleitoral que deveriam ter sido liberados pela direção nacional do PDT não teriam sido confirmados até a noite de sexta-feira (11), véspera da convenção, o que levou o candidato a não apostar no lançamento e, depois, ver-se com dívidas que seriam de sua responsabilidade pessoal – como ocorreu quando foi eleito prefeito em 2012.

Segundo assessores, todo o planejamento da campanha já havia sido delineado, assim como definidas as prioridades para a administração da cidade caso fosse eleito. A estratégia nos programas eleitorais seria a de demonstrar que a gestão de seu sucessor, Rafael Greca (DEM), promoveu o desmonte de algumas conquistas do seu mandato, como a de elevar o ensino público municipal ao 1.º lugar na avaliação do Ideb e de estruturar o sistema de saúde, além de não enfrentar grandes grupos, como o do transporte coletivo e do lixo.

gustavo fruetÉ possível que a convenção pedetista opte por lançar a candidatura do deputado estadual Goura Nataraj (foto), que meses atrás  havia manifestado seu interesse em disputar a eleição, mas recuou em favor de Fruet. Uma candidatura majoritária favoreceria a eleição de postulantes à Câmara de Vereadores. O partido espera eleger pelo menos dois representantes.

A desistência de Gustavo Fruet não é a única no quadro de candidatos que se apresentava até a semana passada. O primeiro a renunciar foi o deputado Ney Leprevost (PSD), seguido de Luciano Ducci (PSB), deputada Maria Victória (PP) e Luizão Goulart (Republicanos) – os dois últimos levados a hipotecar apoio à reeleição de Greca e o primeiro a pedido do governador Ratinho Jr., presidente estadual do PSD e interessado na permanência do atual prefeito no cargo.

Informações extra-oficiais também davam conta, na noite de sexta-feira, que João Arruda (MDB) estaria sendo forçado a seguir o mesmo caminho em razão de um suposto movimento articulado pelo presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, em conjunto com o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, esperados neste sábado para conversações com Rafael Greca.

Sobram ainda como candidatos, além do atual prefeito, o médico João Guilherme (Novo), professor Renato Mocellin (Verde), Carol Arns (Podemos), Paulo Opuszka (PT), Eloy Casagrande (Rede), Fernando Francischini (PSL), Zé Boni (PRTB), Patrícia Lanz (Psol) e possivelmente Goura.

4 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado ele é sempre a vitima. Um homem que foi politico a vida toda e ainda nao aprendeu que a politica exige aglutinar pessoas em torno de suas idéias. Nao agrega ninguem nem nada é egocentrico acha que o mundo lhe deve algo. Um zero como politico em todos os aspectos, uma decepção. Nao merece mesmo

  2. Lamentável
    Embora ele não seja do partido novo
    Fruet tem pedigree de novo político a muito tempo
    Bem firmado responsável e com visão de longo alcance
    Mas o destaque mesmo é o da responsabilidade
    Nossas escolas eram a prioridade, nossos postos de saúde idem
    O Greca pode dizer : ninguém renovou tanto asfalto como eu
    Mas fruet nos elevou a categoria de educação e saúde, próximo do melhor
    E sabe, isso é o legítimo sustentável
    De que adianta eu estar no meu, nem precisa ser um porshe, pode ser eu no meu Renault duster, paro no sinal e levo um tiro de uma. Pessoa drogada em completo desespero!?
    Daqui 20 anos teríamos o efeito das crianças com a melhor creche possível, o melhor cmei integral, crianças bem alimentadas, bem educadas, que brincam e aprendem, Hour que me desculpe mas esse papo sustentável de burguês vegano é um luxo que o sítio cercado, bairro novo, cachimba, capão da imbuída, bairro alto, cajuru, Uberaba nem. Podem entender…
    Se ler um pouco de Thomas more, verás que ele diz : senhor Dai-me uma boa digestão, antes daí algo para digerir
    Goura substituir fruet, um estadista, seria uma piada, qs obscena. Mal faz ideia do que seja direito social e nunca ouviu falar de fome, desigualdade, violência. Injustiça
    E o curioso é que queremos políticos novos, honestos, mas votamos e elegemos com o coração ou com a bunda e daí reclamamos… Somos viciados nessa merda de má gestão, de desigualdade, de injustiça.
    Mais uma vez, fruet responsável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui