Senado adia votação do novo Fundeb

O Senado Federal adiou nessa quinta-feira (20) a votação da Proposta de Emenda Constitucional  que torna permanente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da educação Básica (Fundeb). A análise da medida foi remarcada para terça-feira (25).

O relatório do senador Flávio Arns (Rede-PR) manteve, quanto ao mérito, o texto da relatora na Câmara dos Deputados , deputada federal Professora Dorinha (DEM-TO). O único ajuste foi uma supressão na possibilidade do fundo ser usado em escolas privadas, mas como se trata de uma mudança de redação não exige uma nova análise pelos deputados.

O Fundeb é a principal fonte de financiamento da educação básica no Brasil e, pela legislação em vigor, acaba no dia 31 de dezembro deste ano.

Além de tornar o Fundeb permanente, o texto aumenta de 10% para 23% em seis anos a participação da União no fundo. Do valor financiado pelo governo federal, 5% terão de ser aplicados em ações relacionadas à primeira infância.

A votação virtual foi adiada por conta da demora na sessão do Congresso Nacional para análise de vetos presidenciais. Pelo regimento do Congresso, os senadores não poderiam votar a PEC enquanto estivesse em andamento a sessão do Congresso.

Os deputados só terminaram de votar os vetos presidenciais por volta das 20 horas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui