O site da Gazeta do Povo promoveu enquetes para saber que nota seus leitores dão ao presidente Jair Bolsonaro e ao governador Ratinho Jr. ao fim do primeiro ano de gestão de ambos. Numa escala de 0 a 10, Bolsonaro obteve nota 7,4, enquanto que ao governador foi atribuída a nota de 2,35. Fosse num exame escolar de final de ano, Bolsonaro teria passado por média, com sobra. Já o governador teria sido reprovado, sem direito à recuperação.
Embora, segundo o jornal, as enquetes tenham sido respondidas por quase 108 mil leitores ao longo de dezembro até 5 de janeiro, elas não têm valor técnico, fato assinalado pelo próprio site. Ou seja, não representam necessariamente a percepção média da opinião pública sobre as duas gestões.
Ao contrário das pesquisas convencionais de opinião pública, realizadas por institutos especializados e que costumam apontar resultados com elevada confiabilidade, o levantamento da Gazeta do Povo não obedece a critérios estatísticos mínimos capazes de refletir a realidade com alguma segurança.
A “amostra” das enquetes, embora grande, se circunscreve ao segmento de leitores do jornal, os quais com certeza não retratam o complexo universo demográfico com suas subdivisões quanto, por exemplo, à faixa etária, nível de renda, sexo, escolaridade, religião etc. – fatores que influem decisivamente na formação de conceitos.
Dos resultados é possível inferir, no entanto, alguns sinais interessantes: 1) a elevada nota atribuída a Bolsonaro (se fosse um vestibular, ele teria sido aprovado entre os primeiros lugares) deve mais é refletir o atual perfil dos leitores da Gazeta, tão simpáticos ao presidente quanto se tornou a linha editorial adotada pelo jornal; 2) a diferença de pontuação (de 7,4 para 2,3) mostra enorme distanciamento da imagem de Ratinho em relação à de Bolsonaro, diferentemente do esforço inicial do governador de mostrar proximidade política entre ambos. Ratinho se tornou uma figura opaca diante de Bolsonaro – pelo menos na percepção dos que responderam às enquetes.
Veja os resultados por área de acordo com infográficos do jornal:
Vamos combinar :
Que tipo de gente lê a gazeta do povo?
Ainda mais depois que o jornal demitiu jornalista que investigava e publicava temas relevantes para a democracia, como foi o caso daquele piá, moreno de óculos cujo nome não lembro, mas lembro que a gazeta o demitiu por ideologia bolsonarista
Creio que as pessoas com algum resquício de juízo e bom senso largaram mão de ler aquele jornal de extrema direita
Quem sobrou por lá?
Os bolsominions
Pronto
Tá explicado o pq desse resultado bizarro de pesquisa
Quanto ao ratinho
Quanto mais distante do soxiopata ele andar, melhor para ele.
Amigo, que tipo de gente lê a gazeta? Teu vizinho, teu chefe, teus colegas de trabalho, o cunhado e um monte de gente que se acha alfabetizado e lê esta porcaria. Pena que acabaram os classificados e aquela coluna que publicava fotos da cidade. Hoje nem pra embrulhar peixe serve. Pena de quem le aquilo e se acha informado. E acaba deformado
O Paraná merece. Ambos. Tanto o presidente miliciano quanto o governador insípido.
Nota 7,9 quase 8 pra gestão da Economia? Deve estar chovendo emprego no PR ou então estão avaliando ideologicamente para não dizer que jogaram o voto na privada.
Quando o agroi-negocio despencar pela adesão aos USA viu rir de montão.
O Paraná pode até merecer, segundo uma ótica míope. Quem não merece sou eu, de ler uma idiotice destas. Pelo jeito V. Sa. é um petista derrotado ou um esquerdopata adestrado. Qualquer que seja a qualificação, eu teria ficado melhor sem lê-lo. Eu e todos os leitores do Contraponto.