O governador Ratinho Junior (PSD) concedeu na manhã desta sexta-feira (2) uma entrevista à Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), com transmissão para 37 rádios afiliadas em todas as regiões do Estado. Ele falou sobre a adoção de múltiplas soluções para melhorar os índices educacionais e garantiu novos investimentos em educação especial, além de defender o legado de sua gestão na realização de grandes obras de infraestrutura e em amplos programas de assistência social aos mais humildes.
O governador defendeu medidas como a formação técnica para jovens e adultos que desejam retomar os estudos e aprender uma profissão, além de um programa estadual focado no ensino especial, em parceria com as Apaes.
“Investimos R$ 430 milhões em educação especial nos últimos quatro anos, o maior da história do nosso estado. Além disso, vamos fazer 14 escolas de educação especial em um modelo padrão, adaptadas às necessidades dos alunos, pais e educadores, algo que nunca foi feito pelo governo”, informou Ratinho Junior.
A parceria com as Apaespermitirá o atendimento de 40 mil alunos com deficiência. O novo acordo também prevê a valorização dos profissionais das instituições parceiras, com a busca a equiparação salarial dos professores que atendem estes estudantes. A construção das 14 novas Escolas Especializadas na modalidade de Educação Especial, em fase licitatória, deve receber cerca de R$ 24 milhões.
As novas escolas ficarão nos municípios de Altamira do Paraná, Ariranha do Ivaí, Dois Vizinhos, Douradina, Flor da Serra do Sul, Guamiranga, Nova Laranjeiras, Piên, Prado Ferreira, Rio Branco do Ivaí, Santa Amélia, Santa Mônica, Tamarana e Tunas do Paraná.
Ainda sobre educação, segundo ele, não existe uma única solução para a melhoria da educação pública, mas diversas medidas que estão sendo feitas e outras que estão planejadas que permitiram o avanço do Paraná nos índices de avaliação do setor. “Assumimos o Estado como o sétimo no IDEB e estamos em terceiro lugar, com perspectiva de melhorarmos ainda mais a partir da divulgação dos novos índices”, declarou.
De acordo com Ratinho Junior, a melhora é resultado de medidas como a ampliação do ensino integral, que passou de 30 para 200 escolas, dos colégios cívico-militares, cujas unidades aumentaram de sete para 195, e da revisão dos conteúdos à disposição dos alunos da rede estadual de ensino.
“O Paraná é o único estado do Brasil que tem educação financeira na grade curricular. Incluímos também aulas de robótica e programação, reforçamos o ensino de inglês e temos 150 mil alunos no ensino técnica, preparando os nossos estudantes para a nova realidade do mercado de trabalho”, afirmou.
Obras emblemáticas
“Estamos fazendo uma grande transformação no Paraná, em que tiramos grandes projetos aguardados há décadas pela população, o que atrai investimentos, gera empregos e melhora a vida das pessoas”, afirmou Ratinho Junior no início da entrevista.
Para o governador e candidato à reeleição, o investimento recorde em infraestrutura já apresenta reflexos diretos na disponibilidade de trabalho à população. “Batemos o recorde de empregos da nossa história em 2021, com um saldo positivo de 172 mil vagas e, em 2022, somos o primeiro estado do Sul e o terceiro do país em geração de empregos, com 106 mil novos postos de trabalho”, afirmou.
Ratinho Junior citou algumas das dezenas de grandes intervenções realizadas a partir de 2019 que nunca haviam saído do papel em gestões anteriores apesar das promessas, e que já ajudam a tornar o Paraná uma referência em infraestrutura e logística.
“A segunda ponte entre o Brasil e Paraguai em Foz do Iguaçu era prometida há 50 anos e deverá ser inaugurada em dezembro. O Trevo Cataratas em Cascavel, já inaugurado, resolveu um problema de décadas na região Oeste, a PR-445 está sendo duplicada por inteira, assim como o trecho da PR-323 entre Maringá e Umuarama, que era considerada a rodovia da morte”, elencou o governador.