Na Fetaep, Requião defende pequena agricultura diversificada

O candidato ao governo do Paraná pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB) Roberto Requião e o seu vice Jorge Samek foram recebidos no início da tarde desta sexta-feira (2) por membros da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep). A entidade entregou uma pauta de reivindicações e uma carta-compromisso organizada pela Marcha das Margaridas, movimento de mulheres da agricultura familiar, com propostas para a área. Participaram também  Rosane Ferreira (PV) e Elza Campos (PCdoB), candidatas ao Senado pela Federação.

Requião falou sobre a importância do investimento na agricultura familiar diversificada e relembrou os programas para o campo criados nos seus governos. “A gente tem que jogar com firmeza. O maior patrimônio que o Paraná tem é a pequena agricultura rural diversificada. Quando fui governador, criei o trator solidário, baixamos o preço da energia elétrica, criamos o fundo de aval, a irrigação noturna. O meu sonho hoje, com toda a experiência que tive, é ajudar na mecanização, na qualidade das sementes, na tecnologia, e tornar a pequena agricultura do Paraná um exemplo para o mundo”, disse.

O candidato defendeu uma agricultura voltada para a produção de alimentos. “Eu tenho orgulho do agronegócio, temos uma produtividade maior que os Estados Unidos, mas está faltando arroz e feijão na mesa. Exportamos soja, mas falta óleo. Esse movimento que vocês representam aqui é o que me estimula a ser candidato a governador novamente”, disse Requião.

O secretário-geral da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos, apresentou as reivindicações da Fetaep na carta compromisso entregue a Requião. ”Nós estamos pedindo regularização fundiária, ampliação do trator solidário, queremos incentivar os jovens a ficar no campo, defender a segurança no meio rural, e que haja diminuição da taxa do pedágio e melhoria nas rodovias”.

O movimento de mulheres rurais ”Marcha das Margaridas” apresentou também sua carta-compromisso. “Cada eixo que está aqui é um compromisso com as mulheres. Hoje, muitas mulheres estão liderando as pequenas propriedades com suas famílias”, destacou a primeira-vice-presidente da Fetaep, Ivone Souza. Quem recebeu a carta foi a candidata ao Senado, Rosane Ferreira, que assumiu o compromisso de defender a agricultura familiar. ”Estaremos ao lado da agricultura familiar e esse é um compromisso que assumimos com o Brasil”, disse.

1 COMENTÁRIO

  1. O candidato deveria, de vez em quando, abrir a sua alma para a real possibilidade de ser, apenas, uma grande farsa.
    Sua gestão anterior ficou notável pelas notícias na imprensa de cavalgadas na Granja Canguiri e pelos finais de semana na Ilha das Cobras (obedecendo, talvez, as diretrizes da Carta de Puebla?).
    Porém, como as hipóteses sobre a racionalidade humana são mais precárias do que gostaríamos de admitir, e os políticos raramente são eleitos por seus méritos, corremos o risco deste candidato ser eleito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

%d blogueiros gostam disto: