A assembleia geral da Sanepar, realizada na manhã desta quarta-feira (24), decidiu manter os salários dos diretores da companhia nos mesmos níveis fixados na assembleia do ano passado. Os acionistas derrubaram a proposta encaminhada pelo Conselho de Administração, que pedia 12,2% de reajuste da remuneração – praticamente igual ao aumento da tarifa da água aprovado semana passada, de 12,3%.
O acionista majoritário (governo) e os minoritários (fundos de investimento, principalmente) votaram contra o reajuste, principalmente após a repercussão negativa do exagerado aumento da tarifa, três vezes maior que o índice de inflação dos últimos 12 meses, coincidindo em data e valor com a proposta elevação do salário dos diretores.
A ata da assembleia geral já foi publicada no site da Sanepar e, no item correspondente à remuneração da diretoria, ela diz o seguinte:
6.3 – Aprovação, por maioria, da fixação do montante global da remuneração da Administração, do Conselho Fiscal e Comitês Estatutários em R$13.918.443,49 (treze milhões, novecentos e dezoito mil, quatrocentos e quarenta e três reais e quarenta e nove centavos), mantendo-se a mesma remuneração da administração aprovada na 54ª AGO, ou seja não será aplicado qualquer reajuste na referida remuneração, já contemplados os encargos sociais;
Depois dos pedágios, quadro negro, tudo tem de ser bem investigado. Este papo de dar explicações de aumento de tarifa para deputados, ninguém engole. É preciso aprofundar em contratos de serviços, nas mordomias, 13 milhões de reais, para controlar atividades parece uma torneira aberta…o que mais espanta são as manobras de reajustes é preciso aprofundar nas planilhas de custos.
A nova política está fantástica: pior que antes, será nique esse gov também vai preso?
Percebe-se que não é citado o salário dos diretores. Também, nenhuma menção às mordomias dos diretores: carro, motorista, diárias de centenas de reais, gratificações extra-salário. Não trata também das centenas de cabos eleitorais que incham a folha de pagamento e só fazem aumentar a tarifa da água. Você vai pagar por isso!