As fortes chuvas que atingiram Guaratuba, no litoral do Paraná, neste domingo (17), deixaram pelo menos 200 pessoas desalojadas e 20 famílias desabrigadas, segundo o Corpo de Bombeiros (CB). O temporal causou alagamentos pela cidade e fez com que a Defesa Civil emitisse um alerta de risco de deslizamento em áreas próximas de morros
“As chuvas se intensificaram ao longo da manhã e a maré subiu. Tivemos várias solicitações de pessoas ilhadas nas suas residências e passamos o dia em atendimento. Mais de 200 moradores precisaram ser retirados de casa e levados ao Ginásio de Esportes, para receberem mantimentos”, relatou o capitão Siqueira, dos Bombeiros, em entrevista à rádio Banda B.
De acordo com ele, a maioria dos desalojados e desabrigados vive em locais de risco, que não possuem infraestrutura adequada para o escoamento da água da chuva. “Não houve ventania, mas a água acumulou em alguns pontos mais baixos. Muitas pessoas perderam móveis, perderam tudo”, completou.
Não há registro de feridos ou desaparecidos em decorrência do temporal, mas, segundo a Defesa Civil, ainda há alto risco de deslizamento em áreas próximas de morros, como Caieira, Ferry e morro Morretes. Famílias desalojadas estão sendo atendidas no ginásio de esportes José Richa.
Saneamento básico é o último item a ser considerado pela administração pública. E é também o último item a ser considerado pela família ao escolher a sua moradia.