Deputado paranaense apresenta projeto que cria passaporte sanitário no Brasil

O deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR) apresentou projeto de lei, na Câmara dos Deputados, que prevê a comprovação da vacinação contra a covid-19 para a entrada no Brasil. A medida se estende aos brasileiros e estrangeiros vindos do exterior por fronteiras aéreas, terrestres, fluviais ou marítimas. A proposta sugere que a obrigatoriedade do passaporte sanitário seja mantida até que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declare o fim da emergência sanitária.

O Paraná tem dois aeroportos internacionais (Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais) e a fronteira mais movimentada do continente com o Paraguai por Foz do Iguaçu/ Ciudad del Este.

Médico pediátrica, Luciano Ducci defende a vacinação em massa para conter o avanço da doença sem que as fronteiras com outros países sejam fechadas. “Nem todos os países estão conseguindo cumprir as metas de vacinação previstas, o que tem levado ao surgimento de novas variantes do vírus, bem como o aumento de casos pelo mundo”, argumenta.

Na justificativa do projeto, o parlamentar paranaense defende ainda que este controle por vacinação é a maneira mais eficaz para evitar a proliferação de novas variantes “É necessário encontrarmos uma forma de diminuir a transmissão do vírus em território nacional e, por consequência, o contágio das pessoas. Por outro lado, não podemos fechar as fronteiras do Brasil para o mundo, uma vez que a circulação de pessoas e mercadorias é importante para a retomada da atividade econômica”, explica.

A exigência já foi adotada em outros lugares do mundo como EUA, Argentina e Espanha, que exigem a vacinação completa daqueles que chegam ao país, incluindo brasileiros que viajam para fora do Brasil.(Com informações da Gazeta do Povo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui