O deputado estadual Hussein Bakri (PSD) garantiu R$ 609 mil em emendas parlamentares para a compra de equipamentos e a realização de pesquisas em torno da erva-mate do Paraná, que responde por 55% da produção nacional. Em reunião virtual organizada na última quinta-feira (1º) pelo Conselho Gestor da Erva-Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate), o parlamentar destacou a sintonia do governo Ratinho Junior (PSD) com o setor, cuja cadeia produtiva envolve cerca de 100 mil pessoas no Sul do Estado.
“No cenário de hoje, mais do que nunca é preciso estimular a geração de emprego e renda. E, no Vale do Iguaçu, isso passa diretamente pela cadeia produtiva da erva-mate, que é um dos carros-chefe da economia regional. O setor vem se expandindo para além da indústria de alimentos e já está na área de medicamentos, beleza, material de limpeza. Essa perspectiva de crescimento vai ao encontro do movimento econômico feito pelo Governo do Estado e certamente terá ainda mais resultado com a união entre poder público, iniciativa privada e universidades”, afirmou Hussein Bakri, que é íder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Para auxiliar no fortalecimento do setor, o parlamentar assegurou os recursos necessários para a realização de três importantes pesquisas: uma desenvolvida pela Unioeste sobre o controle da ampola, um inseto que ataca a produção de erva-mate; outra da Embrapa a respeito do controle de lagartas nas plantações; e a terceira a cargo do campus de União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que pretende estudar a composição química da erva-mate da região, em especial do tipo sombreado. Este último estudo envolve a compra de diversos equipamentos, que também poderão ser usados em outras atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos técnicos médio e de graduação da instituição.