Crédito para casa própria ficará mais barato

O presidente da Caixa Econômica Federal informou, durante a transmissão semanal do presidente Jair Bolsonaro pelas redes sociais, que o governo fará um anúncio “revolucionário” a respeito de crédito imobiliário na próxima terça-feira (20). Segundo ele, a novidade valerá para novos contratos. “A gente não pode mexer nos contratos antigos, mas vai gerar bastante demanda, bastante emprego. Será algo revolucionário”.

— A Caixa vai anunciar na terça-feira uma coisa que vai mudar a vida dos brasileiros — disse Guimarães, enquanto Bolsonaro concordava ao seu lado.

Mais cedo, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, já havia afirmado que o banco lançaria em breve, oficialmente, linhas de crédito imobiliário com custo indexado ao IPCA, o índice oficial que mede a inflação no país. Essas linhas estão no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que permite o uso do FGTS para pagar as prestações e amortizar o saldo devedor do financiamento do imóvel.

Com isso, o IPCA poderá substituir a Taxa Referencial (TR), que é base do crédito imobiliário no país, e atualmente está zerada. Hoje, quem financia um imóvel pelo SFH paga uma taxa de juros fixa, limitada a 12%, mais a TR, taxa por meio da qual o saldo devedor é corrigido.

Como a TR está zerada, na prática o financiamento da casa própria fica restrito a uma taxa fixa. Como a inflação acumulada hoje no país é de 3,22% (dado de agosto, em 12 meses), a taxa para o tomador deve ficar mais baixa na nova modalidade neste momento de inflação baixa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui