CPMI das Fake News quer ouvir Joice, dono da Havan e assessores do governo

A CPI Mista das Fake News aprovou nesta quarta-feira (23) a convocação de dois integrantes do segundo escalão do governo: Fábio Wajngarten, secretário especial de Comunicação Social da Presidência, e Filipe Martins, assessor especial da Presidência para assuntos internacionais.

A CPMI também aprovou convites a dois deputados federais que estiveram no centro da recente crise no PSL, o partido de Jair Bolsonaro: Delegado Waldir (GO), ex-líder da bancada na Câmara, e Joice Hasselmann (SP), ex-líder do governo no Congresso, também poderão depor.

Foi aprovado, ainda, convite ao ex-ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Outros nomes ligados ao governo foram convocados, dentre eles o empresário Paulo Marinho, primeiro suplente do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ); o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas de departamentos Havan; o cineasta Josias Teófilo, diretor de um documentário sobre o filósofo Olavo de Carvalho; e o influenciador digital Bernardo Pires Kuster.

A comissão convidou também os jornalistas Luís Nassif e Felipe Moura Brasil, além de representantes de portais especializados em checagem de notícias (como E-Farsas, Aos Fatos, Agência Lupa, Estadão Verifica e Fato ou Fake) e de blogs políticos ligados à oposição (como Revista Fórum, Brasil 247, Brasil de Fato e Diário do Centro do Mundo).

Um convite curioso aprovado pela CPI mista das fake News foi o da senadora americana Elizabeth Warren. Atualmente ela é uma das favoritas à indicação do Partido Democrata para a próxima eleição presidencial dos Estados Unidos, em 2020. A iniciativa foi da deputada Lídice da Mata (PSB-BA).

A maior parte requerimentos foi apresentada por parlamentares da oposição. Já os membros da base do governo na CPI mista conseguiram aprovar uma convocação seu interesse: a da presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR). No total, 67 dos 96 requerimentos na pauta da CPI foram aprovados. (Agência Câmara)

 

1 COMENTÁRIO

  1. Que vexame pra esse cara da Havan hein…a prova fiel de que certos empresários que falavam dos irmãos jjbs, apenas o faziam oiê for de cotovelo. O cara da Havan está se fartando de informações privilegiadas e benefícios no governo do amigão.

    Eu nunca mais coloquei os pés na loja dele, e nunca mais coloquei os pés no Condor
    Se o Zonta aí ser chamado por fajke news não sei, mas que a justiça do Paraná enquadrou ele pelo comunicado maroto aos funcionários, isso enquadrou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui