Empresa vai pagar 15,20% da renda para explorar o Parque de Vila Velha

A empresa a Eco Parques do Brasil S/A venceu a licitação para a exploração turística do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa. noss Campos Gerais. A vencedora se propôs a repassar 15,20% da receita bruta operacional para o Estado. Vila Velha é o primeiro parque do Estado a ser explorado pela iniciativa privada.

Os envelopes com as propostas foram abertos nesta quarta-feira (23), em Curitiba. Três empresas concorreram: Eco Parques do Brasil S/A: 15,20% de repasse mensal; Priscila Scheffer Dias – Turismo Eireli: 11,70% de repasse mensal; e Urbanes Empreendimentos Eireli: 11,10% de repasse mensal. O repasse mínimo estipulado pelo edital era de 9%.

Segundo o governo, a escolha levou em consideração o Plano de Negócios e Plano Econômico das empresas. Pelas propostas, após a abertura dos envelopes, haverá o julgamento dos documentos de qualificação, de acordo com o governo. Outras empresas que participaram do processo ainda podem apresentar recurso.

No edital de concorrência, o governo estimou o valor do contrato em R$ 9,8 milhões. O montante, conforme o documento, é equivalente aos investimentos mínimos e obrigatórios que devem ser feitos pela concessionária durante a vigência do contrato.

Entre as obrigações estipuladas na concessão estão: Venda de ingressos de entrada dos atrativos; Implementação e gestão de serviços de alimentação, transporte interno, estacionamento e sistema de segurança; Gestão do centro de visitantes e loja de conveniência; Monitoramento do uso das trilhas e atrativos;  e Manutenção de estruturas.

O prazo de concessão estipulado pelo contrato é de 30 anos e pode ser renovado, conforme o edital de concorrência.

Com a concessão do Parque Estadual de Vila Velha, o Governo do Paraná estima uma economia de R$ 4 milhões por ano, uma vez que a concessionária assume as despesas operacionais e de manutenção.

Outras unidades estaduais também devem passar pelo processo de concessão, segundo a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest). Na lista estão:

Parque Estadual do Monge: Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba;

Parque Estadual Guartelá: Tibagi, na região dos Campos Gerais;

Estação Ecológica da Ilha do Mel: Paranaguá, no litoral.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui