A executiva nacional do partido Cidadania aprovou na tarde desta sexta-feira (10) o nome do senador Alessandro Vieira (SE) como pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2022. A decisão foi unânime.
No último dia 30 de agosto, o parlamentar por Sergipe apresentou sua pré-candidatura como alternativa para a chamada terceira via nas eleições do ano que vem. Na ocasião, em nota, Vieira afirmou que “não vamos nos omitir e fortalecer a polarização”.
O Cidadania sonhava, novamente, com a filiação e candidatura de Luciano Huck, mas o apresentador optou por continuar na TV. Agora, o partido está unido em torno do projeto presidencial de Vieira.
Em junho, Vieira chegou a anunciar sua desfiliação do Cidadania, após a legenda afirmar que iria desistir de uma ação apresentada por ele ao STF questionando o “orçamento secreto” no governo Bolsonaro. Todavia, o senador voltou atrás dizendo que “a direção do partido reconheceu que errou na forma como tentou desistir da ação”.
Formado em Direito, Vieira foi delegado da Polícia Civil por 17 anos. Ele está em seu primeiro mandato como político. Logo no início da legislatura, tentou três vezes, sem sucesso, emplacar a CPI da Lava Toga. Atualmente, tem se destacado em suas participações na CPI da Covid.
O senador faz parte do Movimento Acredito e do RenovaBR e estará nas manifestações deste domingo contra o presidente Bolsonaro. (De O Antagonista).