Como o Contraponto antecipou na última quarta-feira (2), a governadora Cida Borghetti nomeou nesta sexta-feira (4) o delegado Francisco Caricatti para comandar o Departamento Penitenciário do Estado (Depen), em substituição a Luiz Alberto Cartaxo, que exerceu a função quando o órgão ainda estava vinculado à secretaria de Segurança Pública, na gestão de Wagner Mesquita.
O Depen passou a ser vinculado à secretaria de Administração Penitenciária, criada por Cida para cuidar exclusivamente da conturbada situação carcerária do Paraná – hoje o estado que mais mantém detentos nas cadeias de delegacias da Polícia Civil e não nos presídios e penitenciárias. Dez mil superlotam os xadrezes onde só cabem 4 mil e obrigam delegados, escrivães e investigadores a deixar de lado suas obrigações funcionais para cuidar de presos e evitar fugas e rebeliões.
Caricatti exercia antes o cargo de delegado-chefe da Divisão Policial da Capítal e recebeu agora a missão de colocar de pé o programa de construção de 14 novas penitenciárias no estado para abertura de 6.700 novas vagas.
Mas ele não está suspenso por suspeita em extermínio? Algo ligado ao irmão assassinado?