Caputo repudia proposta de privatização de unidades básicas de saúde

O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) repudiou nesta quarta-feira (28) a proposta do governo federal, contida no decreto 10.530, que na prática privatiza as unidades básicas de saúde no Brasil. “Sou deputado da saúde, fui gestor e sou um profissional que milita nessa área há quase 40 anos. E o que o presidente (Jair) Bolsonaro fez ontem é extremamente perigoso”, disse.

O decreto 10.530, atenta o deputado, passa ao Ministério da Economia a criação de uma política de investimentos para construir, modernizar e operar as unidades básicas de saúde. “No Paraná, mostramos que é possível estruturar as unidades de saúde, com repasses, equipamentos, reformas, ampliação e capacitação de profissionais que trabalham nestas unidades”.

“Me assusta a possibilidade do Ministério da Economia trabalhar a privatização da operação e gestão das unidades de saúde. A parceria com a iniciativa privada dentro das regras do SUS é necessária, em muitos lugares funciona quando se trata de consultas especializadas, da atenção hospitalar, numa série de questão de maior complexidade”.

Privatização – Michele Caputo classifica como inadmissível “querer privatizar a atenção primária, a atenção básica de saúde, com a operação e gestão”. Mesmo porque o Ministério da Saúde, diz ele, tem programa específico para construção e reforma de unidades básicas de saúde. “Eu não posso ficar quieto com relação à essa questão, não passa nenhum pouco pela questão ideológica, é algo que não se sustenta, é algo que não pode acontecer, é algo que com certeza absoluta tem a unanimidade, tem o repúdio total do movimento de saúde, do povo da saúde”.

“Não tem como concordar com o decreto 10.530 da União que abre a possibilidade da operação pela iniciativa privada de unidades básicas de saúde”, completa Michele Caputo.

1 COMENTÁRIO

  1. Esses que reclamam são os que tem plano de saúde e são atendidos no Sírio Libanês, no Einstem e outros …. nojo dessa corja… qualquer coisa para beneficiar os mais pobres eles repudiam… são do grupo do Beto tico tico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui