Beto sem foro e o perigo à vista

Força-tarefa do Ministério Público Federal requereu à Procuradoria Geral da República (PGR) que remeta ‘o mais rápido possível’ inquérito sobre ex-governador, citado por delatores da Odebrecht como beneficiário de recursos para campanha eleitoral. O documento é subscrito por nove procuradores da República.

As investigações sobre o tucano eram de competência do Superior Tribunal de Justiça até o último dia em que permaneceu no Palácio. Ao renunciar ao cargo na última sexta-feira (6), para disputar a eleição, ele perdeu o foro por prerrogativa de função.

Esta notícia saiu no jornal O Estado de São Paulo e se referia ao caso do ex-governador paulista Geraldo Alckmin, que agora se vê arriscado a responder a um juízo singular de primeira instância, igualzinho a qualquer cidadão comum.

Do mesmo perigo sofre o ex-governador paranaense Beto Richa. Também ele passou a ser cidadão comum desde que renunciou ao cargo para concorrer ao Senado e os quatro processos a que responde no Superior Tribunal de Justiça (STJ) podem “descer” de Brasília para o Paraná. Pelo menos um deles pode cair nas mãos do juiz Sergio Moro – aquele em que o ex-governador foi citado como beneficiário de caixa 2 abastecido pela Odebrecht, vinculado à Operação Lava Jato.

Os ministros do STJ ou do STF que tiverem em suas mãos os processos em que Richa estiver envolvido podem, a qualquer momento, remetê-los para a primeira instância no Paraná. A decisão poderia ser apressada se o Ministério Público Federal (MPF) requerer a baixa dos autos à origem – o que pode acontecer a qualquer momento, até mesmo nos próximos dias.

4 COMENTÁRIOS

  1. Beto Richa de bobo não tem nada. Beto, junto a governadora Cida, negociou a sua saída desde que ela mantivesse os cargos do Juraci Babosa e Fernando Ghione que foram tesoureiros e assumiram a culpa pelo caixa 2 da campanha de Beto Richa. Esses dois bois de piranhas é que precisam de foro para não verem o sol quadrado. A nossa querida imprensa devia dar um pouco mais de atenção para esses futuros presidiários.

  2. Que corre perigo que nada. A lava jato é pau no PT, no PMDB e outros de menor importância, mas os tucanos não vem ao caso. Tudo que for contra eles vai prescrever, como sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui