O temor de que novas prisões possam ser decretadas contra eles e diante da possibilidade de o STF anular decisões monocráticas do ministro Gilmar Mendes que, em setembro passado, lhes concedeu habeas corpus, os irmãos Beto e Pepe Richa ingressaram com pedido de salvo-conduto preventivo no TRF4. Querem se prevenir de eventuais novos mandados que poderiam mandá-los de volta à cadeia em razão das diversas acusações que pesam contra eles em inquéritos conduzidos pela Lava Jato e pelo Ministério Público Estadual.
Duas operações são as que mais inspiram cuidados. Uma delas decorre de inquérito autorizado pelo juiz da 23.ª Vara Criminal de Curitiba, Fernando Fischer, que, no dia 11 de setembro passado, mandou prender o ex-governador, a esposa, o irmão, assessores e empresários, suspeitos de receberem vantagens indevidas no âmbito do programa estadual Patrulhas do Campo. As investigações foram conduzidas pelo Gaeco e receberam o nome de Operação Rádio Patrulha.
Ao mesmo tempo, por iniciativa do Ministério Público Federal, foi lançada também a Operação Integração II, que teve por base principal a delação do ex-diretor do DER, Nelson Leal Jr., que relatou a participação de quase todos os mesmos citados pelo Gaeco, mas em irregularidades no sistema de pedágio. Concessionárias que administram o Anel de Integração davam propina a agentes públicos em troca de aditivos e aumentos nas tarifas de pedágio.
Neste último caso, o juiz da 23.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, Paulo Sergio Ribeiro, havia determinado prisões temporárias e preventivas contra 11 suspeitos, dentre os quais também o irmão Pepe Richa, ex-secretário de Infra-Estrutura de Logística.
Em ambos os casos, o ministro Gilmar Mendes mandou soltar todos por considerar que as prisões se assemelhavam a “conduções coercitivas” – prática que passou a ser proibida após a ADPF 444 relatada por Gilmar em 2016.
Se o TRF4 conceder o habeas corpus preventivo, Beto e Pepe estarão livres da ameaça de novas prisões – pelo menos até entendimento contrário.
Esse Gilmar Mendes é um bandido . Só AINDA não cinsecon entender o por quê de um merda desse, fazer e desfazer a ninguém toma uma atitude. Será que ele é tão intocável??????
Ladrões asquerosos.Sem o minimo grau de consciência, de brio ,de caráter❗
Nasceram em berço de ouro,com todas as possibilidades de se tornarem cidadãos de bem.
Mas não, resolveram investir em si próprios de maneira marginal, roubando os recursos da Educação, da Saúde, das estradas e por aí vai…
Transgrediram todos os ditames da Justiça, do bom senso,da vergonha na cara❗❗
E agora,cinicamente não querem sofrer o peso de suas atitudes marginais ⁉❗
Cadeia é o que merecem❗Bandidos,marginais⁉⁉❗
Na hora do tico-tico beber água não tinham medo agora, estão com as calças borradas
O pior ex-governador de todos os tempos no Paraná, safado, corrupto, malversador e rematado nepotista, pedindo salvo-conduto à Justiça? Cabe lembrar-lhe que “o melhor está por vir”, não é mesmo?