Aumenta a taxa de desemprego na segunda semana de julho

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Covid (Pnad Covid), divulgada nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que a taxa de desocupação ficou em 13,1% na semana de 5 a 11 de julho. A taxa ficou acima tanto dos 12,3% registrados na semana anterior quanto dos 10,5% da primeira semana de maio, primeira semana de referência da nova pesquisa do IBGE. Eram 12,2 milhões de desempregados na semana de 5 a 11 de julho, indicando que 2,4 milhões de trabalhadores passaram ao desemprego desde a primeira semana de maio.

A população ocupada ficou em 81,1 milhões de pessoas na semana de 5 a 11 de julho, confirmando as quedas registradas nas duas últimas semanas. Na semana anterior, a população ocupada era de 81,8 milhões de trabalhadores.

Do total de ocupados, 8,6% (7 milhões de trabalhadores) estavam afastados por causa de medidas de isolamento social relacionados à covid-19, abaixo dos 19,8% da primeira semana de maio. A nova pesquisa é uma versão da Pnad Contínua, planejada em parceria com o Ministério da Saúde, para levantar dados sobre o mercado de trabalho e saúde. A coleta mobiliza cerca de 2 mil agentes do IBGE, que levantam informações de 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 municípios de todos os Estados do País.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui