Chapa 2 faz alerta de plágio em campanha para a Reitoria da UFPR

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

A chapa 2 (A UFPR de Todos Nós), que concorre às eleições para a Reitoria da Universidade Federal do Paraná e que tem como candidatos Ricardo Marcelo Fonseca e Graciela Bolzón de Muniz, respectivamente para reitor e vice-reitora, fez na tarde desta sexta-feira (28) um alerta    sobre um plágio na campanha eleitoral promovido pela Chapa 1 na elaboração de seu programa de gestão.

No alerta, Ricardo Fonseca e Graciela de Muniz repudiam a prática de plágio e dizem lamentar que ” o processo de consulta à comunidade da UFPR seja manchado por um episódio triste como esse”.

Eis a íntegra do documento:

“ALERTA À COMUNIDADE DA UFPR SOBRE PLÁGIO NA CAMPANHA ELEITORAL

Os integrantes da Chapa 2 – A UFPR de Todos Nós vêm a público alertar a comunidade universitária de que a Chapa 1, dos professores Horácio Tertuliano e Ana Paula Cherobim, cometeu plágio na elaboração de seu programa de gestão. O fato foi constatado por docentes que receberam um e-mail da Chapa 1 com um longo trecho idêntico ao que foi apresentado por uma das chapas concorrentes na eleição de 2016 na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

O alerta é necessário porque se trata de um grave desvio ético, inadmissível em qualquer instituição, mas particularmente em uma universidade, que é o locus privilegiado da produção de conhecimento e onde o plágio é inaceitável.

Ademais, a cópia pura e simples de princípios e diretrizes escritas por outras pessoas, para outra instituição, revela absoluto desrespeito com a comunidade da UFPR e despreparo para elaborar propostas próprias e adequadas à realidade da nossa universidade, que nossos opositores parecem desconhecer. ´

Cabe frisar que o programa da Chapa 2 foi construído de forma coletiva, com a participação de centenas de pessoas, representando as três categorias que compõem a UFPR: docentes, servidores técnicos e estudantes.

Nós, da Chapa 2, repudiamos veementemente a prática de plágio e lamentamos profundamente que o processo de consulta à comunidade da UFPR seja manchado por um episódio triste como esse. É mais um capítulo em um processo já marcado por atitudes antidemocráticas por parte da Chapa 1, como a divulgação de notícias inverídicas, a manipulação de fatos e, mais recentemente, a ausência de seu candidato a reitor no último debate da campanha, sem aviso prévio e sem explicações à comunidade.

Não podemos admitir que nossa comunidade interna, tão qualificada, seja objeto de uma tentativa grosseira de engodo.

Fica aqui o nosso lamento e o nosso respeito por todos os participantes do processo de consulta: servidores e servidoras docentes, servidores e servidoras técnico-administrativos e estudantes.

Ricardo Marcelo Fonseca

Graciela Bolzón de Muniz

Chapa 2 – A UFPR de Todos Nós”

Chapa 2 faz alerta de plágio em campanha para a Reitoria da UFPR

Deixe uma resposta