Depois de ficar trancada desde 31 de janeiro por ordem do presidente do STJ, João Otávio de Noronha, a ação penal referente à Operação Rádio Patrulha volta a tramitar na 13.ª Vara Criminal de Curitiba, conforme decisão tomada esta tarde (23) pela Sexta Turma da corte.
O trancamento da ação foi requerida no início do ano pelos advogados do ex-governador Beto Richa, que alegavam cerceamento de defesa por não terem tido acesso prévio a depoimentos e perícias documentais às vésperas de o juiz Fernando Bardelli Fischer dar início a uma maratona de interrogatórios que havia marcado para se iniciar em 4 de fevereiro.
Estavam agendadas 62 audiências de oitiva de acusados e testemunhas, que se estenderiam até o início de março. A primeira delas previa a acareação de duas figuras-chave do processo – Beto Richa e o delator Toni Garcia.
A decisão do STJ de devolver o processo à normalidade obrigará a 9.ª Vara Criminal a reagendar as audiências.
Há 15 acusados, entre agentes públicos e empresários, de envolvimento num esquema de geração de propinas por meio de contratos supostamente fraudulentos entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e empresas de locação de máquinas para o programa Patrulhas do Campo, lançado no início do primeiro mandato de Beto Richa, e que se destinava à conservação de rodovias rurais.
Entre os envolvidos estão o ex-governador, seu irmão, o ex-secretário de Infraestrutura de Logística Pepe Richa, os ex-secretários Deonilson Roldo e Ezequias Moreira, o ex-diretor do DER Nelson Leal, o empresário Jorge Atherino e o primo-distante Luiz Abi Antoun.
O secretrario nada viu ou ouviu.
Foi o amigo.
Agora o Tico Tico não chega livre ao inverno.
Tudo o que o Toni Garcia delatou é verdade, assim como é verdade que ele só fez a delação porque não repassaram a ele 4 patrulhas. Outra coisa que é mentira é o fato de uma das empresas que ganhou um dos lotes querer culpar o seu falecido dono por tudo de errado que aconteceu. Se pesquisarem um pouco vão ver que o mesmo já estava afastado de suas atividades mesmo antes da campanha de 2014, quando assumiu suas funções o seu genro. E só pesquisar as procurações no Cartório do Bacacheri. Agora que explodiu a bomba ninguém sabe de nada, tudo santo. Mas vamos dar creditos a todos os envolvidos: Ezequias, Abi, Atherino e o seu chefe o nosso playboy-mor Beto Richa. E segue o baile.
E o antigo e atual secretario da Agricultura Sr Ortigara deve explicacoes sobre sua (ou nao) participacao ja que o programa dizia respeito à pasta da SEAB