Eleições de 1988. Eram candidatos o ex-prefeito Maurício Fruet (PMDB), o deputado Airton Cordeiro (PDS), o senador Eneas Faria (PTB) e o vereador Algaci Túlio (PDT), entre outros.
Jaime Lerner queria voltar à prefeitura, mas uma questão documental impedia o seu registro. O problema foi resolvido pela Justiça Eleitoral quando faltavam apenas 12 dias para o pleito.
Seu evidente favoritismo provocou um imediato efeito dominó. Um a um os candidatos foram desistindo. Algaci Túlio, do mesmo partido, cedeu sua vaga e entrou na chapa de Lerner como vice. Os demais anunciaram apoio e transferiram suas estruturas para ajudar o surpreendente novo candidato.
Dos concorrentes viáveis sobrou apenas Maurício Fruet, que até antes da mudança do quadro se mostrava imbatível. Acabou perdendo para Lerner, que precisou de apenas 12 dias para virar a tendência.
Eneas Faria ocupou o horário do seu partido, o PTB, para, explicitamente, convocar seus eleitores a votar em Jaime Lerner.
O jornalista José Wille guardou o vídeo do programa em seu Portal História Brasileira. Veja:
E sempre votamos às cegas. Depois queriam privatizar a COPEL, alegando que não sobreviveria na livre concorrência com as privadas. Privadas que mostraram ser ineficientes. Tem registro filmado, diretores paus mandado do Jãime (sic), na calada da noite adentrando na empresa, com o doleiro Youssef. O dinheiro, a ganância,…, transforma o homem em lixo. Não se contentam no cargo, têm que roubar. Certo era Chico Anysio,…, eleitor, eu quero é lhe roubar.
Isso é apenas um registro, a verdadeira história da campanha dos 12 dias é muiiiiiiiiito mais que isso. Teve Brizola e os históricos do PDT, teve muiiiita humildade, amor a Curitiba, respeito ao nome do Jaime, renúncia de uma carreira de um homem honrado chamado Ronaldo Botelho. Teve também antes dos 12 dias, muito desprezo de alguns que dizem amar a cidade mas que não se juntaram e só apareceram depois do gesto de humildade meu e do Botelho. Poucos sabem a dureza, o sofrimento para levar a campanha até o momento da entrada do Lerner. Pena que o Botelho já não esta mais entre nós para testemunhar muita coisa que vou dizer no livro que começo a escrever. AGUARDEM