Onze estados brasileiros já firmaram acordo com o governo de São Paulo para comprar a Coronavac – vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e que já está sendo produzida pelo Instituto Butantã. O Paraná não consta da lista.
Em entrevista coletiva nesta manhã, o governador João Doria informou a assinatura de aquisições pelos estados do Acre, Pará, Maranhã, Roraima, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul.
Segundo o governador paulista, desde a noite de quarta (9), a fábrica do Butantã está capacitada a produzir 1 milhão de doses por dia trabalhando 24 horas durante sete dias por semana.
Numa crítica à posição do ministério da Saúde e da Anvisa, que preveem iniciar a vacinação em massa só a partir de março, Doria disse:
Basta me ligar e eu prontamente colocarei as vacinas à disposição do Ministério da Saúde. Por que iniciar a vacinação em março, como foi anunciado pelo Ministério da Saúde, se podemos iniciar em janeiro, de forma segura e eficiente?
Além dos governos dos 11 estados, 276 municípios também já formalizaram o interesse na compra do imunizante e, de acordo com diretor do Instituto Butantã, Dimas Covas, outros 912 também manifestaram intenção de aquisição, que “deve ser formalizada nos próximos dias”.
Rato só é rápido no pixuleco… o resto é lesmao