Matéria da sucursal da Gazeta do Povo em Brasília, publicada nesta segunda-feira (22) informava que o principal delator da Quadro Negro, Maurício Fanini, ainda teria de prestar mais um depoimento às autoridades judiciais na tarde de quinta, na PF de em Brasília, onde se encontra preso.
O advogado dele, Omar Geha, no entanto, tem opinião diferente: a audiência de quinta será realizada tão somente para a explanação das obrigações do reu – a sessão servirá para aplicar-lhe tornozeleira eletrônica e para transmitir-lhe as regras que deve cumprir em prisão domiciliar. Fanini será solto, diz o advogado, na quinta-feira, e voltara pará Curitiba.
E dá a informação mais importante: o ministro Luiz Fux, relator da Lava Jato no STF, já teria homologado a delação de Fanini. Os autos que estavam de posse do STF – incluindo a delação – descem para a 9.ª Vara da Justiça Estadual em Curitiba, que ficará encarregada de dar prosseguimento ao trâmite até o julgamento. Do processo faz parte também, como reu, o seu comparsa no esquema de desvio de verbas da Educação, Eduardo Lopes de Souza.
A conferir.