Horas depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter divulgado a vacina russa Sputnik V como a primeira registrada no mundo, o governo do Paraná anunciou que vai assinar um convênio com aquele país para produzir a essa vacina. A previsão é de que o convênio seja assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e o embaixador da Rússia, Sergey Akopov, nesta quarta-feira (12). A informação é das jornalistas Carolina Wolf, Luciane Cordeiro e Thais Kaniak, da RPC e G1-Paraná.
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será responsável por todas as etapas, desde a pesquisa até a distribuição das doses da vacina russa.
Segundo o governo, o passo seguinte à assinatura do acordo é o compartilhamento do protocolo russo com a Anvisa, para que a agência brasileira libere a realização dos procedimentos necessários para os testes.
O presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressaltou que a pesquisa vai avançar conforme o compartilhamento as informações. Se tudo ocorrer dentro dos protocolos previstos, a distribuição não deve ocorrer antes do segundo semestre de 2021.
“Antes da liberação, não há possibilidade de colocar nada em prática. Reitero que a prudência e a segurança são palavras-chave nesse processo”, pontuou o presidente do Tecpar. É importante essa assinatura para que essa condição de troca de informações comece, afirmou o presidente do Tecpar.
“Cada passo no seu momento adequado, não podemos queimar etapas”, disse.
No dia 24 de julho último, o governo do Paraná havia informado que a cooperação técnica com a Rússia estava em andamento. O possível acordo foi tratado em uma reunião, em Brasília, entre o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov.
Ainda se sabe pouco sobre a eficácia dessa vacina, e ela vem sendo questionada por especialistas internacionais. O site oficial russo sobre a pesquisa informa que os testes de fase 1 e 2 foram completados no dia 1º de agosto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera necessário haver três fases de testes para comprovar a eficácia de uma vacina.
Está de parabéns o governador
Andou meio sumido estes tempos aí, talvez tratando de alguma coisa
Mas agora reapareceu é agiu rápido
Nao nos deixemos levar por estas besteiras de que há dúvidas, essas dúvidas são apenas estratégias plantadas para decidir qual moeda vai valorizar, qual empresa vai lucrar, qual político vai se destacar
Assim como Kennedy, trump se deu mal
A vacina tem. Esse nome é não é por acaso
E alguém duvida de que o programa espacial russo ganhou dos Estados Unidos, teve êxito e seus astronautas têm enorme competência?
Ora bolas, parabéns aos cientistas russos,
Parabéns ao governo do Paraná
E que o Deus de todos nós, com o nome que cada um deseje chamá-lo, nos dispense proteção
Quero meus pais e meus filhos pequenos na fila preferencial