O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) multou dois ex-dirigentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) por causa do controle ineficiente exercido por eles sobre as despesas com contrato terceirizado de manutenção de veículos e máquinas firmado com a JMK Serviços Ltda. Segundo a decisão, os pagamentos à empresa “eram realizados sem que fossem aferidos os valores cobrados com aqueles praticados pelo mercado”.
Foram multados o ex- diretor-geral do órgão, Nelson Leal Júnior, e o ex-diretor administrativo-financeiro Élbio Gonçalves Maich, ambos pertencentes à administração Beto Richa (PSDB).
O processo teve origem em Comunicação de Irregularidade emitida pela Quarta Inspetoria de Controle Externo (4ª ICE), após a unidade técnica do TCE-PR realizar auditoria nas principais operações e transações de natureza orçamentária, contábil e financeira feitas pelo DER-PR entre 2015 e 2018.
O relator do processo determinou ainda que a decisão seja encaminhada, para ciência, à chefia do Poder Executivo e à Controladoria-Geral do Estado.Cabe recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 1835/20 – Tribunal Pleno. (Do TCE-PR).