Já está na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei do Governo do Estado estabelecendo a criação do programa Cartão Social, a ser utilizado no transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba por cerca de 25 mil pessoas. Pelo projeto, o governo vai comprar, de forma antecipada, créditos das empresas de ônibus que operam entre Curitiba e os municípios da região.
Esses créditos serão dados a desempregados e às pessoas em situação de vulnerabilidade devidamente inscritas em programas sociais do governo federal De acordo com o projeto, “cada crédito eletrônico de passagem terá o valor corresponde a uma tarifa pública vigente no sistema de transporte público metropolitano da Região Metropolitana de Curitiba, e somente poderá ser utilizado após o fim da situação de emergência decorrente do Coronavírus (COVID-19)”.
A subvenção às empresas de ônibus seria concedida para os meses de abril a setembro de 2020, e poderá ser prorrogada pelo governador Ratinho Júnior “enquanto perdurar a situação de calamidade pública decorrente do Coronavírus”. A estimativa do governo é investir R$ 32.758.009,46 no programa.
Os usuários que tiverem direito receberiam cerca de 44 créditos (passagens) mensais, através do programa, após cadastrados no “Cartão Social” do transporte. (Informações do Bem Paraná).