O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, promulgou nesta quarta-feira (2) o reajuste de 4,94% sobre os vencimentos dos servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, todos com retroatividade ao dia 1.º de maio.
O valor da recomposição corresponde às perdas inflacionárias no período de um ano, definido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Incluem-se os servidores ativos e inativos dos quadros efetivos e os cargos em comissão.
O ato de promulgação contou com a participação do primeiro-secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), e de presidentes e diretores dos sindicatos que representam os servidores dos Poderes e órgãos.
O presidente do Sindicontas-PR, Wanderlei Wormsbecker, destacou a importância da independência entre os Poderes. “Foi um longa luta para garantir a reposição da data-base. A Mesa Executiva da Assembleia fez valer o que está na Lei, reconhecendo a independência entre os Poderes”, avaliou. A vice-presidente do Sind-MPPR, Elis Regina Slomski, disse que a promulgação é um direito dos servidores.
“Hoje foi garantido um direito constitucional do servidor. É uma reposição de perdas da inflação e representa uma luta grande dos sindicatos”, disse o diretor do Sindjus-PR, Leandro Fonseca.
Jacinta Schimidti, presidente do Sindilegis, afirmou que o momento é importante. “Temos de agradecer o empenho da Mesa Executiva da Assembleia por esta reposição”, comentou.
Estamos a 5 anos sem reajuste ( Policia militar) ai vem o pau mandado e dá reajuste de 5% para os capa preta. Medo será de retalhação? Nós somos bestas mesmo. Tocamos esse estado nas costas e nos fazem de idiota.
Não existe constitucionalidade para o executivo? Essa cegueira seletiva vai até quando governador?
Apesar da independência entre os poderes legislativo, executivo e judiciário, alguém sabe explicar pq não é justo e, ou, constitucional a reposição da inflação para os servidores do executivo? Se a previsão é constitucional!
Pois é seu Traiano, seu honesto seja verdadeiro inclua todos os servidores nesta promulgação faça o certo , os demais servidores também tem família.
Se hoje foi “garantido um direito constitucional” quem não o cumpre no Poder Executivo? JG, RJr, quem???
E o restante do funcionalismo público não teve perdas? Isto é uma vergonha.
Sérgio Eglin Batista
Funcionário público aposentado
A escravidão ainda não acabou no Brasil ! Quem tem a caneta na mão , faz valer o que esta na lei , e consegue receber o que é devido é o que é de direito , como são poderes independentes o Resto dos servidores do executivo , em geral os burros de carga, continuam amargando o 5ano consecutivo de calote do estado , ainda tendo direitos que são poucos cortados ! É o verdadeiro quem pode mais chora menos !
Eu nem sabia que a Defensoria Pública era Outros Poderes…Pra mim é executivo.
E os servidores do Executivo ñ tem garantia constitucional? Hipócritas!!!!!!
O mesmo empenho infelizmente não foi dispensado para os servidores do Executivo…..Algumas coisas são incompreensíveis nesse Estado, a começar pelo tratamento de isonomia salarial que não vem sendo respeitado e aplicado a algum tempo….Lamento a postura dos representantes do povo….